Ações que apoiam as colaboradoras do Senado ganham destaque no Mês do Servidor e da Servidora

Paloma Cristiana, membra do Comitê de Gênero e Raça, explica o que é o programa Mãe Nutriz
10/10/2022 14h55

O Senado possui diversas iniciativas voltadas à valorização de seus colaboradores. No Mês do Servidor e da Servidora, entram em destaque aquelas que apoiam as mães que trabalham na Casa.

O Programa Mãe Nutriz é uma das entregas previstas na Carta de Compromissos da Dger. Instituído por Ato da Comissão Diretora, ATC 3/2016,  garante redução da jornada de trabalho para as mães servidoras, efetivas e comissionadas, até o último dia do mês em que a criança completar vinte e quatro meses de vida. A Sala de Apoio à Amamentação foi outra conquista que possibilitou às mulheres amamentarem seus filhos no ambiente de trabalho, em um espaço acolhedor e confortável. Uma iniciativa que também visa o bem-estar de mães e gestantes é o acesso às vagas reservadas no Carona Solidária.

No vídeo desta matéria, Paloma Cristina, lotada na Diretoria-Geral (Dger), dá informações sobre como usufruir desses benefícios concedidos pela Casa.
— Para utilizar a Sala de Amamentação, é só pegar a chave com o pessoal do Qualidade de Vida [SesoQVT]. Espero que as mães utilizem a sala e se inscrevam no Programa Mãe Nutriz, é necessário entrar na intranet e preencher o formulário solicitando a redução da carga horária — explica.

Terezinha Nunes, vice-coordenadora do Comitê Permanente Pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado, reforça a importância da ampla divulgação desses benefícios.
— Elegemos o Mês do Servidor e da Servidora para chamar a atenção para essas iniciativas. O Programa Mãe Nutriz é essencial na conciliação de trabalho e família, principalmente para as mulheres, que ainda são as principais cuidadoras das crianças e tarefas domésticas — observa a servidora, ao afirmar que essa realidade é algo em transformação na sociedade e, por esse motivo, existe também a intenção da Casa em ampliar esses benefícios aos homens.

*Com informações da Comunicação Interna do Senado Federal.