Festival de Cinema Acessível Kids chega novamente a Brasília com apoio do Senado

28/10/2025 12h11

                           

 

Luzes, ação, consciência. Mais uma edição do Festival de Cinema Acessível Kids chega a Brasília com o apoio do Senado Federal. A programação tem início no dia 4 de novembro, com a oficina Agente de Transformação Social; e segue no dia 5 de novembro, com a exibição do filme Frozen com toda tecnologia de acessibilidade: audiodescrição, Libras e legendagem descritiva. A oficina acontece no Interlegis, das 9h às 16h30; o Festival acontece às 10h no Cine Brasília, com entrada franca. 

— Apoiar essa ação reafirma o compromisso do Senado com a inclusão, a valorização da diversidade e a promoção de uma sociedade mais justa, acessível e plural. O cinema é uma poderosa ferramenta de educação e transformação social, e iniciativas como essa permitem que crianças com e sem deficiência compartilhem o mesmo espaço, a mesma emoção e a mesma experiência cultural — afirma Francis Monzo, do Núcleo de Coordenação de Ações de Responsabilidade Social (Ncas).

Este é o quarto ano em que o Senado apoia a vinda do projeto promovido pela ONG Mais Criança, de Porto Alegre. Nesta edição, o Comitê Permanente de Raça e Gênero do Senado (Coprig) também atua e traz para a sessão de cinema crianças indígenas e uma comunidade quilombola.

Criado em 2015, o Festival ganhou uma versão infantil em 2017. Desde então, recebeu a chancela da UNESCO e, em 2022, passou a integrar o Criança Esperança. O projeto impactou mais de 24 mil pessoas em 129 exibições acessíveis realizadas em 41 cidades brasileiras, ocorridas em escolas, cinemas e centros culturais.

A ideia do Festival de Cinema Acessível Kids é tornar cada sessão em um espaço inclusivo de convivência, onde crianças com e sem deficiência, inclusive visual, possam compartilhar a mesma experiência cultural, com oportunidades de acesso, entendimento e emoção equiparadas.

— Criamos o Festival para todo mundo ser igual. Não igual no sentido de ter as mesmas características, mas os mesmos direitos e possibilidades — ressalta David Schames, idealizador da edição Kids do festival.

Sobre a oficina

A oficina integra o festival, a fim de fortalecer a consciência cidadã e o autoconhecimento. Com metodologia interativa e vivencial, convida a refletir sobre as próprias práticas e a se tornar um agente de transformação social na comunidade, organização ou território. Durante o curso, os participantes terão contato com reflexões sobre:

  • Funcionamento da mente humana: consciente, inconsciente e vieses cognitivos que afetam nossas percepções e decisões;
  • Diversidade e equidade: como reconhecer e valorizar diferentes identidades (gênero, geração, étnico-racial, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, entre outras);
  • Preconceito e discriminação: diferenças entre viés implícito e explícito e seu impacto nos ambientes sociais e profissionais;
  • Educação transformadora: os pilares de Jacques Delors, os saberes de Edgar Morin e a importância da ética e da responsabilidade coletiva;
  • Interseccionalidade e acessibilidade: construção de espaços inclusivos que reconhecem múltiplas necessidades humanas.

É preciso inscrever-se.

Serviço

Oficina Agente de Transformação Social
Dia: 4/11
Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Local: Auditório Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis 

Festival de Cinema Acessível Kids
Dia 5/11
Horário: 10h
Local: Cine Brasília
Entrada franca.

Editorias:

Acessibilidade Cultura

 

Esta matéria foi originalmente publicada na Intranet do Senado Federal.
Autoria: Coordenação de Comunicação Interna - COCINT