Vitória para as mulheres na Reforma Política

09/07/2015 16h50

Vitória para as mulheres na Reforma PolíticaVitória para as mulheres na Reforma PolíticaVitória para as mulheres na Reforma PolíticaVitória para as mulheres na Reforma Política

Comissão Temporária da Reforma Política do Senado aprovou na reunião da noite desta quarta-feira (8/7) a proposta sugerida pela Bancada Feminina de inclusão de cotas para gênero no texto a ser analisado pelo Plenário.
Assinada pela senadora Marta Suplicy (sem partido-SP), a emenda à PEC nº 182, de 2007, assegura percentual mínimo de 10% de vagas para mulheres nas cadeiras do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das assembleias legislativas, da Câmara Legislativa do DF e das câmaras municipais de todo o Brasil nas primeiras eleições após a vigência da lei.
De acordo com o texto, essa cota passará para 12% nas eleições seguintes e para 16% na terceira eleição, independentemente do sistema eleitoral que venha a ser determinado no texto final.
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou a decisão da comissão e reconheceu em especial o esforço das senadoras, que desde março deste ano estão em permanente campanha em favor da reserva de vagas. "A inclusão das cotas foi nossa primeira vitória no Senado e vamos continuar otimistas e mobilizadas. Em agosto, lançaremos a campanha Mais Mulheres na Política no Rio Grande do Norte, no Maranhão, em Sergipe e em Goiás para que toda a sociedade possa se envolver e sensibilizar os demais senadores até a vitória final, tanto no Senado, quanto na Câmara dos Deputados", garantiu.