Vanessa participa da 1ª Conferência das Procuradoras da República

18/06/2018 11h55

RaquelA convite da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a senadora Vanessa Grazziotin, procuradora Especial da Mulher do Senado, participou no dia 15/6, sexta-feira, da primeira Conferência Nacional das Procuradoras da República, que aconteceu no B Hotel Brasília.

Vanessa“Desde a primeira Constituição Republicana, em 1891, os deputados não aceitaram a inclusão das mulheres no parlamento. Hoje não é diferente, mas estaremos unidas para mudar essa realidade no Congresso”, disse Vanessa na abertura do evento.

Para Raquel Dodge, “o tema discutido na conferência é comum a todas as mulheres. Há muito o que avançar. O direito de ser votada ainda é incipiente e políticas afirmativas ainda são necessárias”.

Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil, também participou da abertura do evento e afirmou que “estamos em uma caminhada para construirmos até 2030 uma sociedade mais igualitária”. Ela disse que “a diversidade da população brasileira deve estar refletida nas instituições para uma representatividade efetiva”.

Presenças

Também participaram da abertura do evento, a advogada-geral da União, Grace Mendonça; a senadora Marta Suplicy; a deputada e procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, Soraya Santos; a deputada Gorete Pereira (PR-CE), procuradora da Mulher na Câmara; a coordenadora da área programática do PNUD, Maristella Baioni; a diretora da Área Programática da Unesco Brasil, Marlova Noleto; e a representante da Agência da ONU para Refugiados, Izabel Marquez. Além dessas autoridades, as procuradoras-gerais de Paris, Catherine Champernaut, de Portugal, Maria Joana Raposo, e do Paraguai, Sandra Raquel Quiñónez também marcaram presença.

Mulheres PGRPor vídeo a promotora chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Fatou Bensouda, participou com uma mensagem em que defendeu: “Mais mulheres líderes e mais mulheres participando na seara do Direito, que é um motivador da mudança social, significa um aumento da representação de um importante grupo da sociedade à mesa de negociações e uma força essencial para a realização da justiça e a prestação de contas”, destacou.

Painéis

No período da tarde de sexta-feira (15/6) e do sábado (16/6), as participantes da Conferência debateram os temas: Ingresso na carreira: recrutamento, seleção e capacitação; Condições de Trabalho: saúde, segurança e bem-estar; Permanência na carreira: políticas institucionais, cursos, capacitações, treinamentos e boas práticas; Movimentação na carreira: critérios, dificuldades e políticas de equidade; Carreira e outras jornadas: Gênero e Família; Empoderamento, lideranças e participação política institucional: igualdade de gênero e políticas de equidade.

Veja as fotos: https://flic.kr/s/aHsmjZbxCK

ProMul com informações da Procuradoria Geral da República