Tentativa de Feminicídio em Tefé (Amazonas)

31/05/2017 10h15

 

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado repudia com toda veemência a tentativa de feminicídio cometida pelo autônomo Joaby Evangelista de Araújo, de 29 anos, no sábado, dia 27 de maio, contra sua esposa, a dona de casa Maria Lídia França de Araújo, de 34 anos. O crime ocorreu em Tefé, cidade do interior do Amazonas, localizada a 523 km da capital, Manaus.

De acordo com as informações estarrecedoras veiculadas por jornais locais, na noite do sábado (27), a vítima teve uma discussão com o marido, que a espancou. Já caída no chão e sem condições de reagir, ele ateou fogo no corpo de Maria Lídia.

Maria Lídia teve 90% do corpo queimado. Com ajuda de um vizinho, o filho da vítima, de 16 anos, que presenciou toda a ação, levou a mãe para o hospital.

Os médicos afirmaram que a vítima sofreu queimaduras de terceiro grau. Ela está internada em estado grave e deve ser transferida para Manaus nos próximos dias.

O Delegado, que investiga a tentativa de feminicídio, afirmou que o agressor tinha a intenção de matar a dona de casa Maria Lídia e usou gasolina para cometer o crime. “Para tanto, ele se utilizou de dois litros de gasolina. Após dizer que ia matar a vítima,  jogou o combustível em sua companheira e ateou fogo com um isqueiro”, relatou.

Infelizmente, situações cruéis como essa são comuns. No Brasil, a taxa de feminicídios é de 4,8 para 100 mil mulheres – a quinta maior no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado acompanha os devidos desdobramentos judiciais do caso, previstos na legislação para coibir a violência contra as mulheres que lutamos por fortalecer – tanto na sua elaboração quanto na sua aplicação.

A Procuradoria já foi informada que o agressor teve queimaduras leves, está sob custódia na enfermaria da unidade hospitalar de Tefé, e será ouvido e recolhido à unidade prisional do município. Ademais, responderá pelo crime de feminicídio tentado.

Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal