'Talk show' debaterá, nessa quinta-feira, os papéis de homem e de pai

07/05/2018 09h16

O nome do talk show sobre masculinidade, paternidade e carreira “De homem para homem” dá o tom da informalidade do evento que será promovido pela Diretoria-Geral (Dger) e pelo Comitê Permanente pela Igualdade de Gênero e Raça do Senado. Gustavo Tanaka, administrador, escritor e criador do movimento Brotherhood, e André Boaventura, coordenador administrativo da concessionária Via Quatro, serão os convidados e propõem a desconstrução dos papéis tradicionais. O evento será na próxima quinta-feira (10), às 15h, no auditório do Interlegis, e terá como mediador Aluizio Oliveira.

— Depois de debater os direitos das mulheres, é a vez de convidarmos os homens ao debate — aponta Marília Serra, assessora da Dger.

Marília observa que hoje homens e mulheres dividem a cena no mercado de trabalho e em casa, e os homens, segundo ela, querem dizer o que sentem e pensam. Prova disso, diz, são blogs como Papo de homem e Papai no comando.

No talk show, devem surgir tópicos como paternidade e conciliação com trabalho e carreira; e masculinidade tradicional versus nova masculinidade, diante da realidade da mulher que atua no mercado, busca ascensão profissional e deseja uma divisão igualitária de tarefas no ambiente doméstico. E ainda: como se configura assédio no ambiente de trabalho, convivência e complementaridade de gêneros, concorrência e indagações  como “Posso ser cortês sem assediar?”, “As mulheres ameaçam os homens?” e “É positivo ter mulheres na equipe?”. Os debatedores também serão provocados a discutir estereótipos como “Prefiro trabalhar com homens” e “Mulheres são fofoqueiras ou cri-cris”.

Quem são eles

Formado em administração de empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Gustavo Tanaka fez três conferências TED (Technology, Entertainment, Design) e ficou entre os 15 brasileiros mais influentes da rede social Linkedin no Prêmio Top Voices em 2016. Autor do livro 11 Dias de Despertar: Uma Jornada de Libertação do Medo,de 2015,em que chama os homens para uma conversa para entender suas dores e sua dificuldade de lidar com mudanças. Para promover autoconhecimento e encontrar propósito na vida profissional e pessoal, criou o grupo ‘Brotherhood’ em São Paulo.

André Boaventura é coordenador administrativo concessionária de rodovias Via Quatro. Apresenta-se como "pai de Manoel, formado na escola da vida com MBA em resolução de problemas e doutorado em cair, levantar e dar a volta por cima".  Equilibrista no papel de pai, executivo, palestrante, mentor e "marido de Cris", sua história de vida, com a inversão de papéis, credencia-o a fazer uma releitura do papel masculino e feminino. Aborda ideias como: "Quais modelos e papéis estão pautando nossa educação?".

Fonte: Comunicação Interna

Fotos: Comodo e acervo particular