Senado recebe Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça

25/11/2015 17h33

O Senado Federal recebeu nesta terça-feira, 24/11, o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. O certificado é destinado a empresas que tenham compromisso com a igualdade entre mulheres e homens no mundo de trabalho e com a promoção da cidadania. O prêmio foi entregue a 68 empresas e instituições públicas brasileiras pelas mãos da ministra Nilma Lino Gomes, do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, no evento que contou com a presença de Eleonora Menecucci, da secretaria da Secretaria de Políticas para as Mulheres, de Tatau Godinho, organizadora e coordenadora do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e por Nadine Gasman, representante da ONU mulheres no Brasil.

O programa, lançado em 2005 pelo Governo Federal e coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, está em sua 5ª edição. Para participar a empresa precisa se cadastrar no programa, apresentar um plano de promoção de igualdade e organizar um comitê interno de equidade. Ao final, a empresa é avaliada por um comitê de especialistas, que verificam se as metas definidas pela própria empresa foram atingidas.

Ficaram registradas nos discursos as mudanças já notadas nas empresas participantes. As mais importantes foram o aumento de mulheres em cargos de direção e mudanças na propaganda institucional que incorporou a questão racial.

A presidenta Dilma Rousseff enviou mensagem lida pela ministra Nilma, na qual destacou os avanços na igualdade de gênero e raça e parabenizou as empresas que aderiram ao programa: “vocês são agentes na mudança que queremos para o Brasil”, finalizou Dilma.

Também estiveram presentes no evento, entre outros, Benedita da Silva (PT-RJ), deputada federal; Emília Fernandes, ex-senadora e ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Brasil e Miriam Belchior, presidente da Caixa Econômica Federal.

As inscrições para a 6ª edição do programa já estão abertas e vão até o dia 20/01/2016. Confira o cronograma completo no site da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM): www.spm.gov.br ou no e-mail: proequidade@spm.gov.br.