Senado e Câmara divulgam a programação para o Outubro Rosa

27/09/2022 13h35

O Congresso Nacional realizará em 2022 durante o Outubro Rosa, a campanha mundial de conscientização sobre a importância da conscientização e do diagnóstico precoce do câncer, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.

O calendário eleitoral prejudicará o tradicional aproveitamento da campanha para a aprovação de projetos de lei, pois os parlamentares dificilmente realizarão sessões com quórum entre o primeiro turno (2 de outubro) e o segundo turno (dia 30 de outubro) do pleito eleitoral.  Isso não impediu as mulheres da Câmara e do Senado de programar uma série de ações com repercussão sobre o público interno e externo de ambas as Casas.

 

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado, a Bancada Feminina do Senado, o Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado, a Liga do Bem, a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, a Secretaria da Mulher da Câmara e o Departamento Médico da Câmara dos Deputados (DEMED) buscaram parceiros como o SESC, a Femama, a SBOC, o Instituto Avon, o Instituto Oncoguia e a Recomeçar para viabilizar ações de solidariedade, reflexão e prevenção.

 

Para o público externo ao Congresso, a primeira atividade de impacto da campanha será a projeção, no dia 5 de outubro, nas paredes do prédio do Congresso Nacional, de frases e dados estatísticos sobre o câncer de mama, bem como de fotografias de mulheres mastectomizadas que integram a exposição “Amor I Love You”. A iniciativa é da Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília.

 

Abertura

 

Tradicionalmente, realizada nos primeiros dias do mês, a cerimônia de abertura do Outubro Rosa será realizada no dia 10 de outubro, às 17h, no Salão Nobre (que fica no mesmo piso do Salão Negro, onde a cerimônia aconteceu em anos anteriores). Mais cedo, às 14h, no Espaço Galeria, a Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília inaugurará a Exposição Fotográfica “Amor I Love You”. A seguir, às 16, no mesmo dia, a Coordenação de Visitas do Senado Federal inaugurará o roteiro de Visitação “História Política das Mulheres”.

 

O significado especial da inauguração desse roteiro será evocado também no dia 11, quando será realizado às 15h, em plenário a definir, o debate sobre “90 anos do voto feminino”, em parceria do Instituo Avon e da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados. A seguir, no Hall da taquigrafia, será aberta a exposição para homenagear a conquista do sufrágio feminino, que viabilizou a presença das mulheres nos parlamentos e também nos cargos eletivos do Executivo.

 

Debates sobre câncer

 

Mais cedo, também no dia 11 de outubro, de 9h às 12h30, no Plenário 8 da Câmara dos Deputados, duas mesas-redondas marcarão o Seminário Desafios e Possibilidades para o Câncer de Mama no Brasil”. As mesas enfocarão, às 9h30, “O Panorama da Atenção ao Câncer de Mama no SUS”, e, às 10h30, a aprovação da Lei do Programa de Navegação de Pacientes. Às 11h30, haverá o lançamento exposição do infográfico sobre câncer de mama.

Outro debate importante acontecerá no dia 19 de outubro, para abordar “O cenário ao enfrentamento ao câncer de mama pós-pandemia”, com a participação da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Recomeçar, do Instituto Oncoguia e do Ministério da Saúde.

 

Iniciativas solidárias

 

Ao longo do mês, a Liga do Bem distribuirá, no Senado e na Câmara, caixas coletoras para receber doações de bandanas, turbantes, bonés, lenços e tiaras para mulheres e crianças com câncer. Entre 18 e 21 de outubro, será realizado o Corte Solidário, Corte Solidário, iniciativa de corte de cabelos que são doados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e para o Hospital da Criança. Os nomes dos salões parceiros que farão o corte serão divulgados por aplicativo.

 

Com o apoio do SESC-DF, a Carreta de Mamografias realizará exames mamográficos e citopatológicos (Papanicolau) de entre 3 e 7 de outubro, no estacionamento da Gráfica do Senado Federal. O público contemplado é o das mulheres que trabalham nas empresas terceirizadas do Senado Federal, têm entre 50 e 69 anos e realizaram a última mamografia há pelo menos um ano. Desde que tenham pedido médico, terceirizadas acima de 35 anos também serão atendidas.

 

As inscrições das mulheres terceirizadas do Senado Federal serão feitas por telefone, na Procuradoria Especial da Mulher, nos dias 26 e 27, segunda e terça-feira, para as servidoras que moram no DF e na segunda quinzena de outubro. Em parceria com a Bancada Feminina do Senado, a Secretaria da Mulher da Câmara e a Procuradoria da Mulher da Câmara, a ProMul promoverá também o lançamento da Cartilha Saúde da Mulher.

 

 

PROGRAMAÇÃO - OUTUBRO ROSA

 

Link da página: https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/secretarias/secretaria-da-mulher/eventos/campanha-outubro-rosa-2022

 

Outubro rosa 2022