ProMul participa de encontro de vereadoras e prefeitas do Maranhão

A coordenadora da Procuradoria da Mulher no Senado, Rita Polli Rabelo, representou a senadora Vanessa Grazziotin no I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão.
05/12/2017 15h42

Veja mais fotos: https://www.flickr.com/photos/assembleialegislativama/albums/72157667074308999

 

ProMul participa de encontro de vereadoras e prefeitas do Maranhão

A coordenadora da Procuradoria da Mulher no Senado, Rita Polli Rabelo, representou a senadora Vanessa Grazziotin no I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão. Pioneiro no Brasil, o evento foi organizado pela   procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, deputada Valéria Macedo (PDT).

O encontro teve o objetivo de discutir a implantação de Procuradorias Municipais da Mulher nas Câmaras de Vereadores, no sentido de reforçar a representação da mulher, dar voz à mulher e fazer com que as políticas públicas a favor das mulheres cheguem ao público feminino nos municípios.

“Estamos convocando as mulheres a discutir políticas. A Procuradoria da Mulher da Assembleia em parceria com as Câmaras Municipais vai buscar implantar as Procuradorias Municipais nas Câmaras de Vereadores. ”, afirmou a deputada Valéria Macedo.

Rita Polli proferiu conferência sobre “A implantação das Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais”. Além de introduzir a temática, ela enfatizou os conceitos de cultura, sororidade e emancipação, cuja compreensão considera fundamental para a conscientização das mulheres na luta em defesa dos seus direitos. Cada participante recebeu uma cartilha elaborada pela Procuradoria da Mulher no Senado orientando passo a passo como implantar a Procuradoria da Mulher nos municípios.

Abertura

O evento foi aberto na tarde de sexta-feira, dia 1º de dezembro, no auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação, o I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão, com apresentação do grupo de teatro Lamparina apresentou a peça Flores e Lutas – Mulheres Guerreiras, simbolizando a luta das mulheres por seus direitos em diferentes lugares e momentos da história brasileira.

Na mesa de abertura do I Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Maranhão, constavam: as deputadas Francisca Primo (PC do B) e Ana do Gás (PC do B); a secretária de Estado da Mulher, Terezinha Fernandes; o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi;  a presidente da Ação da Mulher Trabalhista Nacional, Miguelina Vecchio; a vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano (PDT); a prefeita de Governador Eugênio Barros, representando as prefeitas;  Maria da Luz Bandeira Bezerra Figueiredo, representando as vereadoras; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, coronel Augusta Andrade; a presidente da Câmara de Vereadores do município de Senador La Roque, Maricélia Menezes; o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís;  Ivaldo Rodrigues, secretário de Produção da prefeitura de São Luís; os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Deoclides Macedo (PDT).

(Informações de Ribamar Santana, Agência Assembleia)