ProMul debate violência contra as mulheres na Internet

20/03/2018 17h00

2A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora Especial da Mulher, participou nessa terça-feira do painel “Da denúncia às novas leis: o papel da esfera pública no combate à violência contra à mulher” no evento “Conexões que Salvam”, promovido pelo Facebook e pela ONG Olga com apoio da Onu Mulheres.

O encontro aconteceu no Espaço 365 em Brasília-DF, com um público limitado a 30 pessoas. O objetivo foi debater, de maneira dialógica, como a violência no ambiente online se assemelha ao que acontece fora da internet; as iniciativas legislativas; e ações das instituições participantes no combate às agressões por motivo de gênero nas redes sociais.

Temas como compartilhamento de imagens íntimas, canais de denúncia e maneiras de se proteger na rede foram trazidos pelas painelistas e pelo público.

Marielle

A procuradora da Mulher lembrou a luta de Marielle Franco (Psol), vereadora do Rio de Janeiro assassinada no último dia 14 de março, e afirmou que a participação política das mulheres é inversamente proporcional ao índice de violência contra as mulheres no país.

1


“Enquanto no ranking da violência estamos no 5º lugar, no ranking mundial da participação política o Brasil ocupa a 152ª posição”, disse Vanessa.

O painel com a senadora Vanessa foi mediado por Mônica Guise, gerente de Políticas Públicas do Facebook e contou com a participação de Sandra Melo, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM-DF), e Dulcielly Nóbrega de Almeida, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal.

Também participaram do Conexões a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR); Ilana Trombka, diretora-Geral do Senado; Joyce Prestes, ThinkOlga; Daniele Kleiner, Facebook; Juliana Cunha, SaferNet Brasil; Carolina Ferracini, Onu Mulheres; Janara Sousa, UnB; e Murillo Laranjeira diretor de políticas públicas do Facebook.

Fotos: Marcelo Favaretti

Texto: Procuradoria Especial da Mulher