Projeção no Congresso marca Dia de Combate ao Câncer de Mama

20/10/2020 12h30

Nesta segunda-feira (19), data em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, as torres e as cúpulas do Senado e da Câmara dos Deputados receberão projeção de frases de conscientização sobre a doença, dados do número de casos no país e fotos de mulheres que venceram a enfermidade.

A iniciativa é da Procuradoria Especial da Mulher no Senado, que atendeu ao pedido do Instituto Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, em apoio à campanha Na Luta Contra o Câncer de Mama, tema do Outubro Rosa de 2020. A iluminação especial será exibida das 19h às 22h30 desta segunda.

O objetivo é chamar atenção da população, dar visibilidade para a causa e conseguir uma boa repercussão na imprensa, explicou a fundadora do Instituto Recomeçar, Joana Jeker. Este ano, afirma, o instituto teve o desafio de fazer uma grande ação, sem aglomeração de pessoas. Por isso, decidiu inovar com uma ação externa no Congresso Nacional. Segundo Joana, será um evento inédito em Brasília, que pretende mostrar à população a necessidade de prevenção tanto do câncer de mama como do câncer do colo uterino.

— Será um evento emocionante, um grande show de luzes, dados e imagens na data mais simbólica para a campanha Outubro Rosa. Estamos com uma expectativa muito grande e estamos muito felizes que o Congresso Nacional mais uma vez está apoiando a Recomeçar nessa iniciativa — afirma Joana.

Para a fundadora do Instituto, a disseminação de informações sobre a neoplasia é uma importante ferramenta da campanha educativa, que colabora para a detecção precoce da doença e sua consequente cura. As imagens projetadas de mulheres curadas e com a mama reconstruída, explica Joana, trazem força para o movimento e estimulam outras mulheres a buscar exames de rastreamento da doença.

Frases a serem projetadas:

• 1 em cada 12 mulheres terá câncer de mama

• 66 mil mulheres serão diagnosticadas em 2020

• 95% de chance de cura se descoberto cedo

• Maior causa de morte em mulheres

• Faça o diagnóstico precoce

• Fique atenta aos fatores de risco

O evento contará ainda com a exibição, em frente ao Congresso Nacional, de totens da exposição Força da Mulher exposta no ano passado no Senado.

A ação é uma iniciativa da Recomeçar, com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher no Senado, da Secretaria da Mulher da Câmara, da Comissão Mista da Saúde, da Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher e da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). E faz parte do calendário de atividades do Outubro Rosa do Congresso.

cancer de mama 07cancer de mama 04cancer de mama 03cancer de mama 02