Nota de solidariedade

05/09/2016 13h55

 

LOGO
A Procuradoria Especial da Mulher do Senado manifesta apoio irrestrito às Senadoras Regina Sousa (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora Especial da Mulher.
Brilhantes parlamentares na defesa da justiça e dos direitos humanos no Congresso, elas viraram notícia após serem alvo de ataques, verbais e físicos, virtuais e reais, em decorrência de sua atuação no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Sob o título “Inacreditável o que estamos ouvindo agora”, uma blogueira publicou vídeo no Youtube, comentando a arguição de Regina Sousa à presidente, no dia 29 de agosto.
O discurso da senadora é várias vezes desqualificado pelos comentários da blogueira, eivados de termos pejorativos e reveladores de acentuado grau de preconceito.
A blogueira se refere a Regina como “gentalha” e como “senadora biônica”, termo ironicamente cunhado para indicar senadores indicados pelo Executivo durante a ditadura militar, contra a qual Regina Sousa tanto lutou.
O vídeo atingiu quase 90 mil visualizações.
Ante à repercussão negativa, e os rumores de que poderia sofrer processo judicial, a blogueira perdeu a oportunidade de se desculpar e retratar.
Em lugar disso, voltou à carga contra a senadora, mais duas vezes, em vídeos intitulados “Resposta a uma Anta Petralha e seus Vassalos” e “Vassalos Petralhas: agora é Debate e Justiça!”, este último, sábado, 3 de setembro.
Parte dos comentários agressivos da blogueira também alcançam a senadora Fátima Bezerra, outra parlamentar de indiscutível currículo em defesa de causas populares, progressistas e cidadãs.
Já no dia 31 de agosto, quando a desembarcava de voo em Curitiba-PR, após as votações finais no processo de impeachment, a senadora Vanessa Grazziotin foi agredida verbal e fisicamente, a ponto de ter o seu celular arrancado com um soco, quando começou a filmar a atitude do agressor.
Deve-se lembrar que das 27 unidades da federação, apenas 13 têm senadoras e nenhuma tem mais de uma. A aguerrida presença no Parlamento de mulheres destemidas, inaceitável para muitos, é um exemplo para todas e todos nós.
Em defesa das senadoras, dirigimos nosso repúdio a estas agressões que atingem a grande parcela da nação brasileira discriminada por raça, classe e gênero.
Procuradoria Especial da Mulher

Procuradoria Especial da Mulher