Nota de Pesar

22/09/2023 11h41

A Procuradoria da Mulher do Senado lamenta o falecimento da jogadora de voleibol Walewska Oliveira, na noite de 5ª feira, 21 de setembro. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e fãs deste ícone do esporte brasileiro que integrou a primeira equipe de voleibol feminina que se tornou campeã olímpica.

Walewska integrou a seleção do Brasil durante 10 anos e sem dúvida sua trajetória vestindo a camisa da seleção brasileira coincide com a ascensão, o reconhecimento e as conquistas do voleibol feminino brasileiro.

No mesmo ano da conquista do ouro olímpico inédito para o Brasil, Walewska foi premiada como melhor bloqueadora do mundo no Grand Prix, torneio que se transformou na prestigiosa Liga das Nações do Voleibol Feminino.

Em 2000, Walewska já havia sido pioneira nos Jogos Olímpicos de Sidney, quando a 3ª colocação nos trouxe a primeira medalha olímpica para o voleibol feminino brasileiro, feito histórico da equipe em que brilhava também nossa admirada senadora Leila Barros.

Pranteada em todo o Brasil, a partida precoce de Walewska nos deixa mais sós e tristes, consolados apenas pela lembrança de suas atuações decisivas e vibrantes, que nos fizeram encher de orgulho pelas cores de nossa bandeira e por hino nacional.

Aos familiares, amigos e fãs, reiteramos nossa solidariedade neste momento de grande dor.

 

Senadora Zenaide Maia

Procuradora Especial da Mulher do Senado

Foto: Eliezer/Praia Clube