Marcelo Castro ressalta importância do diagnóstico precoce para o câncer de mama

28/10/2021 10h20

Em pronunciamento nesta quarta-feira (27), o senador Marcelo Castro (MDB-PI) homenageou a campanha do Outubro Rosa — movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, incluindo prevenção e diagnóstico precoce. Ele lembrou que a campanha foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Castro ressaltou também que o dia 19 de outubro foi definido com o Dia Internacional do Combate ao Câncer de Mama, e que o Senado promoveu, a seu pedido, uma sessão especial na terça-feira (26) destacar essa data. Ele disse que se trata de um “tema tão sensível, tão caro e tão importante para a saúde das mulheres”.

— O câncer de mama, quando rastreado precocemente, feita a mamografia, encontrada a alteração e, em seguida, feitos a biópsia e o tratamento, desde que tudo de maneira precoce e com boa técnica médica, permite salvar a vida de mulheres.

O senador, no entanto, admitiu que infelizmente o diagnóstico precoce não é uma realidade para muitas brasileiras.

— Então, como médico, como ex-ministro da Saúde, eu não poderia encerrar o mês do Outubro Rosa sem apelar aqui a toda a sociedade brasileira para que façamos, de verdade, um mutirão em favor da saúde da mulher do Brasil.

Fonte: Agência Senado

Marcelo Castro ressalta importância do diagnóstico precoce para o câncer de mama