Ferramentas Pessoais
Acessar

Mais Mulheres na Política chega a Sergipe

18/08/2015 09:25

Sergipe recebe Mais mulheres na política, a reforma que o Brasil precisa

A campanha da bancada feminina do Senado foi lançada em audiência pública no Plenário da Assembleia Legislativa em Aracaju na manhã desta segunda-feira, 17/8.  Por iniciativa do gabinete da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) e da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, representada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o ato reuniu dezenas de lideranças políticas locais e entidades dos movimentos sociais.

Maria do Carmo, primeira mulher no Brasil a ser eleita senadora por três vezes consecutivas, lamentou o fato de a bancada de deputadas federais de Sergipe não contar com nenhuma representante e a bancada estadual ter apenas quatro parlamentares no total de 24 cadeiras. “Temos hoje em Sergipe somente cerca de 14 % de   prefeitas e  vereadoras. Em Aracaju são apenas duas as representantes na Câmara Municipal, mas está em nossas mãos mudar esse quadro a partir das eleições de 2016”, previu.

Vanessa Grazziotin conclamou todas e todos a aderir à caravana nacional que cresce no Brasil em favor da aprovação da PEC da Mulher (nº98/2015), a ser apreciada pelo Plenário do Senado nesta terça-feira, 18/8. “Estamos irmanadas, mulheres e homens, pelo fim da cultura patriarcal de segregação das mulheres, que limita a presença delas nos espaços de poder, principalmente do poder político no nosso país”, assegurou.

O pedido da audiência pública foi uma iniciativa da deputada estadual Goretti Reis (DEM) e contou com apoio do presidente da Casa, Luciano Bispo e das quatro deputadas da bancada feminina, além de diversas entidades, como a União Brasileira de Mulheres (UBM); a União da Juventude Socialista (UJS), da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e de representantes de partidos políticos.

O prefeito João Alves Filho (DEM) lembrou que a politica vai melhorar muito com a presença das mulheres a política. “Nas próximas eleições faremos uma grande luta para que mais mulheres das cidades do interior estejam cada vez mais à frente da política”.

Estavam presentes Adelaide Moura, juíza e coordenadora da Mulher do Estado; Daniela Fortes, vereadora de Aracaju; Adélia Moreira Pessoa, presidente da Comissão estadual da Mulher da OAB; Janara Pereira, Núcleo Especializado da Mulher da Defensoria Pública; Tânia Soares, ex-deputada federal; padre Inaldo, deputado estadual (PCdoB); Ana Lucia deputada estadual e Ivânia Pereira, presidente do Sindicato dos Bancários.