Leila visita Carreta da Campanha Mulheres Amigas

Às vésperas da campanha do Outubro Rosa, a procuradora Especial da Mulher do Senado, senadora Leila Barros, acompanhou servidoras selecionadas para exame
24/09/2021 11h10

Na tarde desta 4ª feira, 22 de setembro, a senadora Leila Barros, procuradora Especial da Mulher do Senado, e as deputadas federais Tereza Nelma, procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, e Carmen Zanotto, coordenadora da Frente Parlamentar Mista da Saúde, acompanharam 10 servidoras terceirizadas da Câmara e do Senado, selecionadas para a realização de exames de mamografia na Carreta Mulheres Amigas, que está estacionada na Rodoviária do Plano Piloto.

A iniciativa da Organização Américas Amigas, em parceria com a Pfizer, chama a atenção para a importância da realização de mamografias a partir dos 40 anos, atualmente tema de debate do Projeto de Decreto Legislativo 679/2019, que susta a portaria 61, de 2015. O PDL já foi aprovado no Senado e tramita na Câmara, na Comissão de Seguridade Social e Família, sob relatoria da Procuradora Tereza Nelma. Com a aprovação do PDL, a realização de mamografias pelo SUS começará a partir dos 40 anos, como é recomendado, e não dos 50.

No interior da Carreta, Leila conheceu as salas dedicadas à mamografia e aos exames de ultrassom. As mulheres com alguma anomalia detectada durante a mamografia são encaminhadas para a realização do ultrassom. Depois, uma rede de mastologistas parceiros acompanha as mulheres suspeitas de casos mais graves até a finalização do diagnóstico. Os casos menos graves são encaminhados ao Sistema Único de Saúde.

A Carreta faz 60 atendimentos por dia. O foco são mulheres em situação de vulnerabilidade social, selecionadas a partir de um pré-cadastro pelo site. O cadastro não é um agendamento para o exame, pois este depende de seleção. Em Brasília os trabalhos começaram no dia 20/09 e vão até o dia 25/09, depois a Carreta parte para São Paulo.

Site para cadastro: https://www.americasamigas.org.br/mulheres-amigas-2021

Leila visita Carreta da Campanha Mulheres Amigas 01

Leila visita Carreta da Campanha Mulheres Amigas 02



Fotos: Filipe Cardoso/Pfizer Brasil