Encontro em Pernambuco valorizou parteiras tradicionais

18/10/2017 16h35

Entre 12 e 15 de outubro, a Procuradoria Especial da Mulher do Senado (Promul) participou do encontro Na Luz do Partejar – Vivência formativa sobre os Saberes Tradicionais da Arte do Parto e do Partejar, realizado no Convento da Conceição, em Olinda, no estado de Pernambuco.

A coordenadora da Promul, Rita Polli, levou as palavras de saudação da procuradora especial da Mulher, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e da deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE).

partejarCerca de 65 pessoas participaram das atividades relacionadas aos saberes e fazeres das parteiras tradicionais, ao conhecimento das rezas, das ervas e da saúde popular e à consideração dos saberes e práticas das parteiras tradicionais como patrimônio imaterial artes integradas do patrimônio imaterial.

No início de 2016, a Câmara Setorial do Patrimônio Imaterial do IPHAN deliberou pela pertinência do pedido de Registro dos Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais do Brasil, encaminhando o processo para instrução técnica.

 

Módulos

O encontro em Pernambuco foi o segundo módulo do projeto Na Luz do Partejar, uma realização do Movimento Curador e da marca social A Parteira, que tem se dedicado de forma voluntária na gestão e realização de módulos formativos e ações estratégicas do projeto.

A Promul acompanhou também o primeiro Módulo, realizado em Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros - Goiás, entre os dias 28 de abril – 1º maio de 2017. Na ocasião, coube à quilombola Florentina Pereira dos Santos, a D. Flor, acolher cerca de 50 participantes, entre doulas, ativistas do parto humanizado, parteiras/os aprendizes, artistas e curadores/as.

Já Em Pernambuco, a anfitriã foi a parteira Maria dos Prazeres de Souza. Conhecida como D. Prazeres, ela se formou em enfermagem em 1964, mas desde os 17 anos realizava partos seguindo a tradição de sua mãe e sua avó. Em 2008, ela recebeu o Diploma Bertha Lutz do Senado Federal e recentemente o título Patrimônio Vivo de Pernambuco, outorgado pelo Governo do Estado de Pernambuco.

Foto no destaque: Vivência de Yoga para Gestante - Schelly Santiago

Foto na matéria: Fisiologia do Parto - Parteira Maria dos Prazeres e Silvéria Santos

Crédito: Camila Pessoa Fotografias