Ferramentas Pessoais
Acessar

Conheça as seis mulheres que receberam o Prêmio Bertha Lutz

25/03/2015 10:35

O Congresso Nacional realizou sessão solene para comemorar o Dia Internacional da Mulher, ocasião em que foi entregue o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2015 para mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil.


O Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, composto por 15 membros, escolheu, de forma inédita, seis mulheres para serem agraciadas com o prêmio neste ano. Diante do empate na votação para a escolha das cinco homenageadas, o conselho decidiu abrir uma exceção e contemplar uma candidatura a mais.

Homenageadas

A comenda foi entregue a personalidades femininas que se destacaram na luta pelos direitos da mulher. São elas: Cármen Lúcia, Clara Araújo, Mary Garcia Castro, Ivanilda Pinheiro Salucci, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha e Creuza Maria Oliveira.

Na quinta-feira (5), o Plenário do Senado aprovou a possibilidade de concessão do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz a homens com atuação relevante em prol da causa feminina. Parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) com cinco emendas já aprovadas pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) foi apresentado, pouco antes da votação, pela relatora, senadora Marta Suplicy (PT-SP).

De autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o projeto altera a Resolução 2/2001, permitindo a indicação de um homem entre as cinco pessoas agraciadas anualmente pela comenda. Para ela, é preciso reconhecer que as mulheres não estiveram sozinhas na jornada em favor da igualdade.

Homenageadas pelo Prêmio Bertha Lutz - 2015

Fonte: Agência Senado