Congresso será iluminado na terça para a campanha Outubro Rosa

04/10/2016 15h41

Será ligada nesta terça-feira (4) a iluminação da campanha Outubro Rosa, que chama a atenção da sociedade para a prevenção do câncer de mama. Além da iluminação rosa no Congresso, a programação inclui oficinas, audiências públicas, lançamento de livro e exposições de fotografia e pintura. O câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres entre 30 e 69 anos.

A iluminação rosa do Congresso e de edifícios públicos de Brasília marca o início da campanha. Em geral realizada no primeiro dia do mês, a cerimônia de lançamento foi adiada para não coincidir com o primeiro turno das eleições municipais, que mobilizam os deputados e senadores.

Na prática, as atividades do Outubro Rosa de 2016 começaram antes do início do mês. Desde o dia 26/9, uma exposição fotográfica com depoimentos de mulheres que tiveram câncer de mama já está aberta no Espaço Galeria do Senado. Intitulada Viva Vida, e produzida pela organização não-governamental Recomeçar, a exposição será oficialmente inaugurada no dia 4 e estará aberta até 14 de outubro.

Audiências

A programação também inclui debates. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado fará audiência pública na quarta-feira (19) para abordar a Lei dos 60 dias e a Lei da Reconstrução Mamária. Na quinta-feira (20), o programa Pauta Feminina, da Procuradoria Especial da Mulher no Senado, discutirá as dificuldades que as mulheres com deficiência física enfrentam para realizar exames de detecção precoce do câncer de mama.

Na terça-feira (25), a Câmara dos Deputados realizará audiência pública com o tema "Principais tipos de câncer incidentes nas mulheres.

rosa

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)