Campanha Outubro Rosa chega a Alexânia-GO

22/10/2018 16h20

prefeito

A comunidade do município vizinho ao Distrito Federal prestigiou com interesse da atividade da campanha como parte do calendário de atividades do Congresso Nacional contra o câncer de mama nos dias 19 e 20 de outubro.

O evento aconteceu do distrito de Olhos d'Água, por iniciativa da recém-inaugurada Casa de Cultura República Blues, com apoio do prefeito Allysson Silva Lima; do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cristiano Castilho, e do Secretário de Saúde, que participaram com equipes de servidores, estrutura física e lanche para as mulheres.

JussaraJussara Almeida Menezes, idealizadora do República Blues, informou que o espaço linda e cuidadosamente decorado com elementos musicais foi aberto à comunidade com um curso sobre primeiro emprego para jovens.

Jussara está otimista com as oficinas de percussão e aula de inglês e espanhol: “Nossa Casa abrigará palestras, encontros, debates e atividades lúdicas, com discussão de temas sobre direitos humanos, saúde, meio ambiente, trabalho, inclusão financeira e educação, entre outros”, adiantou.

“Faço aqui um convite a todas e a todos para que ocupem esse espaço de compartilhamento de saberes e tragam os assuntos importantes para encaminharmos melhor as políticas públicas, ao lado dos parceiros em nosso município”, afirmou.

Carolina Abad, moradora de cidade, diretora-executiva da Recomeçar, entidade de mulheres mastectomizadas de Brasília e membro do Conselho Nacional de Saúde, defendeu a valorização do Sistema Único de Saúde e dos programas do Ministério da Saúde que atendem mais de 90% do povo brasileiro. Ela chamou atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e da prevenção para salvar a vida das mulheres.

Carolina abriu a exposição fotográfica Sempre Mulher, Recomeçar, com  imagens de mulheres integrantes da entidade presidida por Joana Jeker. Todas passaram pelo tratamento do câncer e superaram a doença, com apoio de familiares e orientação da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), entidade sediada em Porto Alegre, com representação em 19 estados.

As fotos ficarão expostas até o final de outubro e deverão ainda percorrer outros espaços de Brasília, como estações do Metro e feiras permanentes.

finalSaúde da Mulher

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi representada pela médica de família cubana Daineres Munhoz Garcez; pelas psicólogas Janisse Carvalho e Eliane Lacerda Rodrigues; Patrícia Matos de Melo, coordenadora, numa acolhedora demonstração do compromisso da municipalidade com a causa das mulheres. Ainda estavam presentes Daiane Garcia Pereira, coordenadora da UBS02; por enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes de saúde.

A Procuradoria Especial da Mulher levou a oficina Saúde da Mulher: autonomia no corpo e na vida, ministrada pela fisioterapeuta Rita Polli. A dinâmica com 58 mulheres de variadas idades, usuárias do SUS, levou informações sobre cidadania, legislação e políticas públicas, direitos sociais e direitos reprodutivos, violência contra a mulher no âmbito da Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio.

De acordo com Rita, a oficina situa a mulher como sujeito de direitos e destaca a responsabilidade compartilhada entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário para enfrentar as adversidades e encontrar caminhos para superar problemas enfrentados no cotidiano das mulheres.

“As mulheres receberam dicas e alertas de cuidados com o corpo e orientações sobre sentimentos, saúde mental e funcionamento dos órgãos e sistemas do corpo para o autoconhecimento e o autocuidado para prevenção de doenças como diabetes, alcoolismo, sedentarismo, tabagismo, câncer e também DSTs e Aids, diante das quais o público feminino está à frente nas estatísticas do Ministério da Saúde”, alertou Rita.

Foram divulgadas as ações da Bancada Feminina no Congresso, em especial a campanha Outubro Rosa contra o Câncer de Mama e a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência, que terá início no dia 20 de novembro.

Na noite do dia 19 a interprete brasiliense Mariana Camelo exibiu show de Música Popular Brasileira para um animado público.

Veja mais fotos: https://flic.kr/s/aHsmpC2Xzs