Bancada feminina se reúne para conversar sobre Outubro Rosa

28/09/2021 21:10

Nesta terça-feira, 28 de setembro, à convite das senadoras Leila Barros (CIDADANIA-DF), procuradora Especial da Mulher do Senado, e Simone Tebet, líder da Bancada Feminina, as senadoras da República fizeram um almoço político para conversar sobre pautas femininas, como as ações para o Outubro Rosa, o encaminhamento de denúncias recebidas, os projetos prioritários para aprovação no mês e a violência que as mulheres enfrentam na política.

A senadora Leila fez a sugestão de que as senadoras se fizessem presentes nas ações de promoção da Campanha do Outubro Rosa no Congresso, que têm sido definidas pelo Senado e pela Câmara. Pelo menos cinco audiências públicas já foram agendadas na Câmara, para discutir temas que vão do impacto da pandemia no diagnóstico precoce dos cânceres a um balanço da aplicação das leis sobre reconstrução mamária.

No dia 4 de outubro, haverá a iluminação tradicional dos prédios da Câmara e do Senado na cor rosa, para abrir a campanha. Estão programados eventos e ações como exposição fotográfica de mulheres mastectomizadas; campanhas de doação de lenços e de corte de cabelo; ação para promover a realização de mamografias gratuitas para funcionárias terceirizadas; e projeção de frases de conscientização sobre o câncer da mama.

Ao almoço realizado no gabinete da senadora Simone Tebet compareceram as senadoras Daniella Ribeiro (PP-PB), Eliziane Gama (CIDADANIA-MA), Kátia Abreu (PP-TO), Maria do Carmo (DEM-SE), Nilda Gondim (MDB-PB), Rose de Freitas (MDB-ES) e Soraya Thronicke (PSL-MS).

A reunião também deu calorosa boas-vindas à senadora Maria Eliza de Aguiar e Silva (MDB-RO), que foi empossada à tarde. Primeira suplente do senador Confúcio Moura (MDB-RO), a senadora Maria Eliza tomou posse devido à licença do titular. Com sua presença, a bancada feminina passa a contar com 14 representantes e se fortalece na luta pelos direitos das mulheres.