Bancada feminina no Congresso é recebida pelo Ministro da Saúde

06/05/2015 19h25

Arthur Chioro ofereceu café da manhã às senadoras e deputadas na quarta-feira (6/5) para apresentar a atual equipe multidisciplinar de trabalho e, segundo ele, “ajustar a sintonia entre a pauta feminina no Congresso e as iniciativas do Poder Executivo”.

Foto: Marcelo Favaretti

Ao afirmar que acompanha a movimentação das parlamentares e aposta no diálogo em favor da construção de iniciativas comuns, o ministro discorreu sobre programas como o Rede Cegonha e o Mais Médicos.

As campanhas pela prevenção do câncer do colo do útero com a vacina contra o Papilomavirus Humano (HPV) em meninas e a importância dos exames de mamografia pela detecção precoce do câncer de mama também foram lembrados por Chioro.

As senadoras e deputadas mostraram ao ministro a necessidade de maior aporte de recursos e equipamentos para o SUS e ainda preocupação para que o Ministério realize campanhas focadas na política de estímulo ao parto normal, na prevenção do uso de Drogas e também na redução da violência no trânsito.

A Procuradora da Mulher no Senado Federal, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), sugeriu formar de maneira articulada uma comissão composta por parlamentares e membros equipe do Ministério para discussão de todas as questões relativas à saúde da mulher, inclusive as emendas impositivas.

Participaram do encontro as senadoras Ana Amélia (PP-RS) e Angela Portela (PT-RR) e as deputadas Elcione Barbalho (PMDB-PA), Procuradora da Mulher na Câmara; Jô Moraes (PCdoB-MG), Luciana Santos (PCdoB-PE), Flávia Morais (PDT-GO), Gorete Pereira (PP-CE), Leandre (PV-PR), Raquel Muniz (PSC-MG), Keiko Ota (PSB-SP), Zenaide Maia ((PR-RN), Renata Abreu (PTN-SP) e Magda Mofatto (PR-GO).