‘Saúde na adolescência’ é tema de workshop para jovens aprendizes

15/05/2017 10h25

Rita Polli Rebelo, servidora da Procuradoria da Mulher, realizou um workshop sobre ‘Saúde na adolescência’ com as jovens aprendizes do Senado, nesta sexta-feira (12). Por meio de dinâmicas descontraídas, comparações e exemplos, ela buscou aproximar temas relacionados com saúde física, mental e emocional à realidade das meninas.

Para começar, a palestrante apresentou conquistas legislativas femininas.

— No Brasil, nos últimos 30 anos, muita coisa está sendo discutida em relação à mulher. Hoje nós temos a Lei Maria da Penha, a Lei do Feminicídio, a lei que proíbe que as mulheres encarceradas tenham seus filhos algemadas — enumerou.

oficinaEm seguida, com objetivo de ampliar o conceito de saúde, a servidora trouxe para debate a relevância de políticas públicas que interferem tanto no bem-estar quanto nas noções de cidadania. Questões como doenças preveníveis, contagiosas e sexualmente transmissíveis, bem como a importância do uso de preservativos e do conhecimento do corpo foram tratadas na conversa.

Outro tópico importante foi sobre o respeito nas relações afetivas. Rita mostrou às jovens a diferença entre vínculo e apego, com a intenção de esclarecer que toda relação deve ser consensual e que as mulheres não podem aceitar atitude alguma contra suas vontades ou que as desmereçam.

No fim do encontro, foram abordadas algumas características do sistema musculoesquelético e mostrada a postura correta para ficar na estação de trabalho.

As jovens também receberam o Jornal Senado Mulher, panfletos com informações legislativas e o "Jogo da Mulher", material educativo que busca, por meio de brincadeiras, mostrar os direitos das mulheres.

O workshop com os jovens aprendizes homens será realizado na semana que vem. As turmas foram divididas para deixar os jovens mais à vontade quanto às dúvidas e às peculiaridades de cada grupo.

A iniciativa conta com o apoio da Diretoria-Geral.


Foto e Texto:
Geovanna Pimenta/Comunicação Interna-Senado Federal