Software de Inteligência Artificial faz triagem de pedidos à Consultoria Legislativa

12/03/2020 13h55

Um software de Inteligência Artificial (IA) que faz a triagem inicial das solicitações de serviço que chegam à Consultoria Legislativa (Conleg) foi apresentado na quinta-feira (19/12) no evento Conversando Tecnologia, realizado na Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). A ferramenta, prevista para entrar em operação em fevereiro de 2020, foi desenvolvida por colaboradores do Senado que formam o Grupo de Estudo e Pesquisa Acadêmica da Área de Tecnologia da Informação (GEPA/TI).

Por semana, centenas de solicitações de serviço chegam à Conleg, que as direciona para três grandes núcleos: Social, Direito e Economia. O software desenvolvido pelo GEPA analisa a ementa da solicitação para definir, em termos percentuais, para qual núcleo a solicitação está mais relacionada. Para tanto, a ferramenta faz uso do ULMFit, um método de processamento de textos por IA surgido em maio do ano passado nos meios acadêmicos dos Estados Unidos.

Conforme Fernando Melo, servidor da Quarta Secretaria e participante do GEPA, esse método revolucionou a forma como a IA pode ser utilizada, oferecendo uma metodologia muito mais operacional.

— Estudos internacionais indicam que a área de processamento de textos é a maior demanda do poder público —, acentuou Fernando.

Segundo João Alberto Lima, facilitador do GEPA, a intenção do grupo foi trabalhar com propostas exequíveis, a fim de em etapas futuras migrar para projetos mais ambiciosos. Ele ressaltou que avanços recentes permitiram que a IA deixasse de ser apenas uma possibilidade para agora entregar resultados práticos com mais frequência.

— O grupo de pesquisa permite fazer essa integração entre o meio acadêmico e a atividade legislativa, resultando em benefícios para as duas áreas —, argumentou João Alberto, que é chefe do Serviço de Soluções para Informação Legislativa e Jurídica (Seleju), da Coordenação de Informática Legislativa e Parlamentar (Colep).

Iniciativa

A reunião do Conversando Tecnologia contou com a presença de representantes do Prodasen, Conleg, Serviço de Informação Legislativa (Sinfleg), Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União, Tribunal Superior do Trabalho, Agência Nacional de Aviação Civil e Presidência da República. Presente ao evento, o diretor do Prodasen, Alessandro Albuquerque, elogiou a iniciativa dos servidores em investirem esforços em IA.

— É um setor que passa por grande evolução nos últimos anos e cada vez mais está presente no dia a dia das pessoas e também no Poder Legislativo — afirmou Alessandro.

O GEPA foi instituído por processo seletivo do edital nº 9/2018, da Coordenação de Educação Superior (Coesup), do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). O grupo de pesquisa é formado por servidores do Prodasen, de gabinetes parlamentares, da Quarta Secretaria e da Câmara dos Deputados.