Que medidas foram adotadas para combater a transmissão do vírus nas áreas comuns?

As áreas de convivência, como o Espaço do Servidor, estão preparadas para evitar a propagação do Covid-19. O número de mesas e cadeiras foi reduzido a fim de respeitar o espaço de dois metros entre as pessoas. Dispensadores de álcool em gel e sabonete líquido estão disponíveis nesses locais, assim como nas demais áreas comuns e nas proximidades dos 82 coletores biométricos dispostos em todas dependências do Senado, principalmente nos Anexos 1 e 2, onde há o maior número de pessoas circulando. Os elevadores usados em toda área do Senado estão com regime diferenciado de uso, os ascensoristas foram liberados de sua função e a lotação máxima foi reduzida para no máximo oito pessoas.

Outras medidas de combate à propagação do vírus foram adotadas, como a compra excepcional de copos descartáveis, incremento da rotina de limpeza em todos os setores, principalmente nas superfícies das dependências: mesas, cadeiras, teclados, mouses, aparelhos de telefone, maçanetas, corrimãos, objetos que em geral são mais sujeitos ao toque ou manuseáveis no dia a dia. Elevadores também passaram a ser desinfetados com frequência ainda maior. Além disso, vídeos informativos foram produzidos e divulgados nos canais de comunicação internos.

Como mecanismos de prevenção, o Serviço Médico da Casa recomenda a adoção da lavagem das mãos e punhos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, várias vezes ao dia, e o uso de álcool em gel 70%.