Quais medidas de controle foram incorporadas na rotina da Casa para impedir a proliferação da doença?

O uso de máscaras de proteção facial passou a ser obrigatório em todos os espaços do Senado. A determinação consta do Ato do Presidente Nº 02/2020 e está em consonância com as orientações dos órgãos oficiais de saúde.

Outra prática adotada é a aferição da temperatura para todos os servidores, colaboradores e visitantes que precisem ingressar no Senado. As medidas regulamentam o Ato do Presidente Nº 06/2020 para conter a disseminação do novo coronavírus na Casa.

O Senado também disponibiliza o teste de diagnóstico da doença para os colaboradores que continuam trabalhando presencialmente, especialmente em ambientes com maior número de pessoas. O teste deve ser realizado a cada 14 dias. O principal objetivo da determinação é reduzir a circulação da covid-19 dentro do Senado e aumentar a segurança das pessoas que não puderam aderir ao teletrabalho.

A coleta, rápida e não-invasiva, é feita por meio de uma raspagem na região do nariz e da garganta com um swab (cotonete). O procedimento, portanto, não impede que o servidor continue trabalhando. Vale ressaltar que a lógica é testar os grupos que convivem ao mesmo tempo no mesmo ambiente, a exemplo das equipes que acompanham presencialmente as sessões deliberativas remotas.