Alguma providência para facilitar a vacinação contra a gripe? E o teste do coronavírus, está coberto pelo plano de saúde?

O Senado Federal disponibilizou vacinas contra a gripe, doadas pelo instituto BUTANTAN, aos senadores, servidores e demais colaboradores, bem como aos seus dependentes, na modalidade de drive thru. Além disso, a vacina contra a gripe foi contratada junto a prestadores da rede credenciada do plano de saúde (SIS) e, ainda, foi autorizado o pedido de reembolso pelos beneficiários do SIS. O incentivo à vacinação contra a gripe leva em consideração política do Ministério da Saúde, a partir do ano de 2020, durante a pandemia da COVID-19, a fim de intensificar a campanha de vacinação contra influenza, com o claro intuito de reduzir a quantidade e a gravidade de quadros respiratórios gripais no país, bem como o registro de internações hospitalares por síndromes respiratórias gripais.

 

O SIS cobre, desde o início da pandemia, o teste RT-PCR para SARS-CoV-2 em Swab (Covid-19). A cobertura ocorre mediante prestadores de saúde credenciados, grandes laboratórios de medicina diagnóstica, por exemplo, e também por reembolso, quando é realizado em locais não credenciados. É condição para a cobertura: pedido médico com o respectivo relatório.

 

Além disso, recentemente, incluímos a cobertura do teste rápido para detecção de antígeno SARS-CoV-2 (Covid-19). O teste está contratado em alguns prestadores e também pode ser solicitado pedido de reembolso quando é realizado em prestadores de saúde em que o teste não é contratado. A cobertura do teste rápido está válida desde 19 de janeiro de 2022. É condição para a cobertura: pedido médico com o respectivo relatório.