Exposição 200 Anos de Cidadania: O Povo e o Parlamento

08 de setembro a 1º de dezembro de 2022, Congresso Nacional (DF)
06/09/2022 16h15

Dando continuidade às comemorações do Bicentenário da Independência, será realizado na quinta-feira 08/09/2022 o lançamento da exposição 200 Anos de Cidadania: O Povo e o Parlamento. A exposição foi organizada pelo Museu do Senado em parceria com o Centro Cultural da Câmara dos Deputados tendo por objetivo de desvendar um caminho próprio para repensar o processo da independência brasileira a partir das ações do parlamento.

A exposição percorrerá os caminhos da Independência com o intuito de mostrar a evolução dos direitos sociais, coletivos, civis, políticos e étnico-raciais, perpassando pelas conquistas legislativas mais recentes dentre elas as das pessoas com deficiência (PcDs), crianças, jovens e idosos bem como integrantes da comunidade LGBTQIA+. Durante o evento estarão expostos também, réplicas da Carta de 1824 e das demais seis Constituições brasileiras, todas serão disponibilizadas para manuseio pelos visitantes.

Segundo o curador da exposição, Sylvio Costa, cédulas e moedas históricas também estarão disponíveis para visitação e informou que todo o acervo que se encontrará no evento foi cedido pelo Museu de Valores do Banco Central. Ele ainda ressaltou que o dinheiro foi um elemento importante na construção social do nosso País como afirmação da cidadania.

Estarão disponíveis também na exposição vídeos com entrevistas de historiadores e lideranças de diferentes segmentos da sociedade que trarão conhecimentos sobre o passado do nosso país, mas também questionamentos a respeito do presente e do futuro do Brasil independente.

O curador da exposição informou que trouxe o ano de 1822 como ponto inicial para que o visitante pudesse examinar a história da conquista de direitos no nosso país. Todo o trabalho contou com a parceria do historiador da Câmara Renato Gilioli bem como das emissoras de TV e as bibliotecas de ambas as Casas Legislativas.

Ainda apoiaram o evento o Arquivo Nacional, Arquivo Público do Distrito Federal, Biblioteca Nacional, Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, Museu do Estado de Pernambuco, Museu Histórico do Exército, Museu Histórico Nacional, Museu Imperial e Museu de Valores do Banco Central.

A inauguração da exposição acontecerá no dia 08 de setembro, após a sessão solene em comemoração ao Bicentenário da Independência no Brasil e estará aberta para visitação à partir do dia 10 até o dia 1º de dezembro, no Salão Negro do Congresso Nacional, das 09 às 12h e das 13 às 18h de segunda à sexta e das 09 às 17h no sábado e domingo, contamos com a visita de todos.

Fonte: Agência Senado