74º Reunião Anual Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

24 a 30 de julho de 2022, Universidade de Brasília (DF)
01/06/2022 12h55

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma organização da sociedade civil voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

A reunião da SBPC é realizada anualmente, sendo que neste ano (2022) sua edição ocorrerá na Universidade de Brasília (DF), entre os dias 24 a 30 de julho, e terá como tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em referência ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.

A programação do evento contará com conferências, mesas-redondas, painéis e sessões de bate-papo. Tudo será preparado com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência no Brasil. Com o tema escolhido para a sua reunião e por ser uma entidade parceira da Comissão Especial do Bicentenário da Independência do Brasil do Senado Federal, o Senado Federal irá compor a programação do evento proporcionando ao público dois debates sobre a Independência do Brasil numa perspectiva a partir da Amazônia.

Concomitante a reunião, haverá a Expot&c que é a maior mostra de ciência, tecnologia e inovação do país. São reunidos centenas de expositores como grandes instituições nacionais de ensino e pesquisa, universidades, escolas locais, institutos de pesquisa públicos e privados, empresas, órgãos governamentais, sociedades científicas, agências de fomento e etc.

Confira os eventos organizados pelo Senado Federal:

  • Debate Independência, modernidade e perspectivismo amazônico, 1822-1922

Local: Universidade de Brasília(UNB)

DATA: 28/07/2022

Horário: 13h às 15h30

  • Debate Virtual 1822-1922: Independência e modernidade no Brasil.  Leituras, olhares e perspectivas a partir da Amazônia

Local: Online (o link será disponibilizado pela organização no evento)

DATA: 29/07/2022

Horário: 16h às 18h