Fallas do Throno: visita mediada

       

           Durante a 7ª Semana Nacional de Arquivos, nos dias 2, 5, 6 e 7 de junho de 2023, o Arquivo do Senado Federal oferecerá visita mediada com apresentação da descrição dos discursos das Fallas do Throno disponibilizadas na Plataforma Arquivo Digital do Senado Federal (https://atom.senado.leg.br/index.php/fallas-do-throno).

           As Fallas do Throno foram discursos proferidos pelos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II e pelos Regentes nas reuniões de abertura e encerramento do ano legislativo da Assembleia Geral e Legislativa do Império, quando tinham a oportunidade de expor suas visões sobre a nação, relatavam a conjuntura interna e externa, traçavam um panorama político e social e sugeriam uma agenda ao Legislativo.             

           A abertura e o encerramento caracterizavam o poder da monarquia. Somente nessas solenidades o Imperador usava seu traje majestático, incluindo o manto, o cetro e a coroa.

           O documento original está sob custódia do Arquivo do Senado Federal e foi considerado Memória do Mundo pela Unesco.    

           Por ocasião da visita mediada, a ser agendada previamente pelo e-mail arquivo@senado.leg.br, o Arquivo oferece oportunidade de conhecer o contexto deste relevante conjunto documental, parte da história do Brasil.

            As visitas serão realizadas no Arquivo do Senado Federal, sito à Via N2 - S/N - Unidade de Apoio I Bloco 14 – Senado Federal – CEP 70165-900 - Brasília-DF.