Evento Interativo

Quais eventos são abertos à participação popular?

Todas as sabatinas são abertas à participação popular conforme estabelecido no inciso II do art. 383 do Regimento Interno do Senado Federal.
As audiências públicas têm sido interativas por determinação dos presidentes das Comissões.
Outros eventos podem ser interativos, conforme o interesse dos presidentes dos órgãos.

Como acompanhar a transmissão do evento?

Acesse a página de eventos interativos. A transmissão só terá iniciado quando o status do evento estiver “em andamento”. Em geral, os eventos são transmitidos em um dos canais do Senado no YouTube.

Como posso participar das audiências públicas e sabatinas?

Para enviar seu comentário, é preciso se cadastrar no portal. Depois disso, é só acessar a página do evento, escrever seu comentário e clicar em “Comentar”. Se preferir, você também pode participar via telefone pela Ouvidoria do Senado: 0800 0 61 2211. As chamadas são gratuitas e os comentários e perguntas são registrados na página do evento pelos atendentes.

Posso mandar uma pergunta ou comentário mesmo antes do evento começar?

Claro! As páginas dos eventos ficam disponíveis no portal assim que as pautas oficiais são publicadas.

Os comentários passam por alguma moderação?

Sim. Todos os comentários são avaliados conforme os Termos de Uso. Se respeitam os termos, são publicadas. Se não, são arquivados. Entre outras vedações constantes nos Termos de Uso, não serão aceitos comentários que:

  • Tratem de assunto diverso do tema do evento;
  • Contenham declarações de cunho pornográfico, pedófilo, racista, violento, ou ainda ofensivas à honra, à vida privada, à imagem, à intimidade pessoal e familiar, à ordem pública, à moral, aos bons costumes ou às cláusulas pétreas da Constituição;
  • Sejam repetidos pelo mesmo usuário ou incompreensíveis.

Eu posso assistir aos eventos depois que eles acabarem?

Sim. Na aba “Encerrados”, você pode ver a íntegra dos eventos que ocorreram. Se o vídeo do evento não estiver disponível, entre em contato conosco.

É possível enviar comentários depois que o evento acaba?

Não é possível enviar comentários após o encerramento do evento.

Meu comentário é entregue para os senadores?

Todos os comentários publicados na página do evento são repassados para a Secretaria da comissão respectiva ou órgão responsável pelo evento.