Conselho Editorial

Informações Institucionais

O Conselho Editorial do Senado Federal (CEDIT), presidido pelo Senador Randolfe Rodrigues, cumpre com sua atribuição de publicar obras fundamentais da cultura brasileira de caráter econômico, social, político e histórico.

As obras do Conselho Editorial, em sua maioria, contam com prefácios ou apresentações, aparato crítico, notas elucidativas, e o apoio de índices onomásticos. Além de serem editadas segundo cuidadosa revisão e rigoroso estabelecimento de texto.

A participação do Conselho Editorial nas feiras e bienais de livros em todo o Brasil e a manutenção de um link na página eletrônica de publicações do Senado Federal auxiliam na divulgação das obras editadas, na ampliação do número de leitores e na democratização do acesso à cultura e à informação.

Dentro dessa filosofia, que privilegia estudos sobre nossa formação, o Conselho Editorial do Senado Federal busca preencher a lacuna na bibliografia brasileira fundamental: ora editando obras inéditas, ora republicando outras há anos fora do catálogo das editoras, sem acesso fácil ao público. A proposta do Conselho é privilegiar estudos de autores que trazem ampla e densa análise sobre o Brasil.

Ao buscar textos de relevância histórica, resgata-os para dar ciência aos interessados em cultura brasileira e atender a uma demanda cada vez mais exigente dos pesquisadores. 


Composição do Conselho Editorial

Criado pela Mesa Diretora em 31 de janeiro de 1997, O Conselho Editorial (CEDIT) é o órgão normativo responsável pela formulação e pela implementação da política editorial do Senado Federal. O órgão passou por uma reestruturação com a finalidade de envolver a sociedade civil e democratizar os espaços institucionais do Senado. O Conselho atual teve os membros nomeados pelo Ato do Presidente nº 3 de 2024.

  • Presidente: Senador Randolfe Rodrigues
  • Vice-presidente: Esther Bemerguy de Albuquerque
  • Membros do Conselho Editorial do Senado Federal: Alexandre de Souza Santini Rodrigues, Ana Cláudia Farranha, Ana Flavia Magalhães Pinto, Ana Maria Veiga, Alcinéa Cavalcante, Bruno Lunardi Gonçalves, Carlos Ricardo Cachiollo, Eduardo Rômulo Bueno, Fernando Pimentel Canto, Heloisa Maria Murgel Starling, Ilana Trombka, João Batista Gomes Filho, Marco Américo Lucchesi, Nathalia Henrich, Rafael André Chervenski da Silva e Victorino Coutinho Chermont de Miranda. 

Catálogo CEDIT

Obras publicadas

Neste catálogo é possível visualizar as obras publicadas pelo Conselho Editorial do Senado Federal ao longo de sua existência. Os livros poderão ser adquiridos por meio do site da Livraria do Senado e aqueles com versão digital podem ser baixados gratuitamente.


Orientação sobre publicações

O Conselho Editorial do Senado Federal recebe para avaliação editorial e de mérito propostas que estejam em consonância com suas linhas editoriais (regimento interno).

O autor interessado em publicar através do Conselho Editorial deve encaminhar seu manuscrito para o e-mail cedit@senado.leg.br acompanhados da proposta de publicação (Documento em Word e PDF e ainda imagens em alta resolução, caso existam).

O Conselho Editorial não publica:

  • Dissertações e teses na íntegra;
  • Adaptação de trabalhos acadêmicos em nível de graduação e especialização;
  • Projetos de lei, relatórios, catálogos, material de comunicação, transcrições de sessões, reuniões ou audiências;
  • Biografias, excetuadas as publicações de conteúdo político-biográfico sobre senadores falecidos pertencentes à Série Grandes Vultos;
  • Material de caráter administrativo produzido por órgãos da Casa que possuam alcance apenas setorial, como manuais, guias, regulamentos, procedimentos, homenagens e datas comemorativas.

 

Contato

Conselho Editorial do Senado Federal (CEDIT)
Praça dos Três Poderes – Av. N2 – Bloco 2, 1º andar
CEP 70165-900 – Brasília – DF
E-mail: cedit@senado.leg.br