Campanha Assédio Moral e Sexual no Trabalho

O Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça do Senado Federal, em parceria com o Serviço de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho e com o apoio da Diretoria-Geral, apresentam a Campanha Permanente Contra o Assédio Moral e Sexual no Senado Federal. 

Iniciada em 2018, com o Ato do 1º Secretário nº 8, de 2018, que estabelece a forma para instrução preliminar de casos de assédio moral ou sexual no meio ambiente de trabalho do Senado Federal, hoje está em sua 4ª fase, contando com uma diversidade de materiais e conteúdos para abordagem do tema. 

Na Cartilha sobre Assédio Moral e Sexual, com linguagem simples e direta, são abordados conceitos, exemplos, diferenças entre atos de gestão e assédio, como prevenir, a quem recorrer, entre outras informações úteis para a prevenção dessa prática abusiva.  

Na atual campanha foi lançado o Guia para gestoras e gestores do Senado Federal, que apresenta como prevenir a ocorrência do assédio moral e assédio sexual, bem como a forma de proceder em diversas situações. Entende-se que todo o trabalho de prevenção ao assédio moral e sexual no trabalho começa justamente na gestão, tanto em nível institucional (por meio de políticas internas, gestão do clima organizacional), quanto no papel das(os) gestoras(es) no dia a dia das suas unidades. 

O Curso sobre Assédio Moral e Sexual no Trabalho é disponibilizado gratuitamente para toda a sociedade e apresenta um debate sobre Assédio Moral e Sexual, visando melhorar as condições e as relações no trabalho, melhorando, assim a qualidade de vida das pessoas e a sua produtividade. Tornar o ambiente de trabalho livre de qualquer prática ofensiva é a meta principal. 

 

Nos vídeos abaixo é possível visualizar simulações para compreender melhor situações de Assédio Moral e Sexual no Trabalho: 

                                           Vídeo sobre o Assédio Moral                                                                                     Vídeo sobre o Assédio Sexual

DIGA NÃO AO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL! DENUNCIE!