Senado lança Observatório Equidade no Legislativo

Senado lança Observatório Equidade no Legislativo, dia 26/11 às 15h
26/11/2021 16:35

O Senado comemorou o Dia Nacional da Consciência Negra, nesta sexta-feira (26), celebrado anualmente em 20 de novembro. Senadores promoveram a sessão especial para comemorar a data e lançar o Observatório de Equidade nos Legislativos federal e estadual.

O Observatório Equidade no Legislativo foi criado para coletar e sistematizar informações sobre o perfil da representação étnico-racial e de gênero no Congresso Nacional e nas assembleias legislativas estaduais de todo o país. É uma iniciativa do Grupo de Afinidade de Raça, vinculado ao Comitê Permanente de Gênero e Raça do Senado e a criação do Observatório está entre os objetivos contemplados no segundo Plano de Equidade de Gênero e Raça para o biênio 2021-23.

Entre os objetivos específicos do Observatório estão:

  • Contribuir para a identificação da representação parlamentar étnico-racial e de gênero no Brasil;
  • Possibilitar a elaboração de estudos sobre a representação parlamentar étnico-racial e de gênero de servidores públicos e da sociedade civil, inclusive acadêmicos;
  • Possibilitar a identificação dos candidatos eleitos que mudaram sua autodeclaração étnico-racial entre pleitos; e
  • Consolidar a vanguarda do Senado como instituição que valoriza a igualdade étnico-racial e de gênero.

Confira a Cerimônia de Lançamento do Observatório Equidade no Legislativo ou acesse a página institucional do Observatório.