Informações para Visitantes

Como chegar

Veja informações sobre como chegar.


Onde estacionar

O Senado não possui estacionamento para visitantes. Quem vier de carro poderá estacionar em vagas ao longo das vias de acesso ao Congresso.


Eventos no Auditório do Interlegis

Para participação em eventos no Auditório do Interlegis, exclusivamente, o visitante com deficiência poderá utilizar vagas reservadas no estacionamento do prédio, mediante apresentação da credencial emitida pelo Detran e comprovante de inscrição no evento.


Por onde entrar

Para a visitação guiada, o visitante deve acessar o edifício do Senado pela Chapelaria (dias de semana) ou pela Rampa Principal, (finais de semana e feriados).

Caso necessário, nos finais de semana e feriados, o visitante com deficiência e seu acompanhante podem entrar pela Chapelaria.

Para acesso às Comissões e aos Gabinetes, recomendamos que o visitante com deficiência utilize a portaria do Anexo II, pela Via N2.


Empréstimo de cadeira de rodas ou triciclo motorizado

O Senado possui equipamentos para uso somente em suas dependências. A solicitação é feita diretamente nas recepções da Casa e o empréstimo é realizado mediante assinatura de termo de responsabilidade.

Apoio para circulação

Caso necessário, o visitante com deficiência pode solicitar na recepção apoio de funcionário para acompanhamento na circulação pelo Senado.


Visitação institucional

A visitação ao Congresso Nacional é gratuita e acontece de forma integrada entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. A duração do percurso da visita é de cerca de 60 minutos.

O Palácio do Congresso Nacional está aberto à visitação das 8h30 às 17h00, com a saída do primeiro grupo às 9h.

Às terças, quartas e quintas-feiras, a visita ao Congresso Nacional é restrita aos grupos agendados.

Nos finais de semana e feriados, o acesso dos visitantes é feito pela rampa principal, na entrada do Palácio que fica em frente à Esplanada dos Ministérios. O grupo é recepcionado no Salão Negro. Em dias úteis, o atendimento é transferido para a Chapelaria (Salão Branco, no subsolo).

O Programa Visite o Congresso possui intérpretes de Libras, material impresso em Braille, triciclos e cadeiras motorizadas. Para facilitar a disponibilidade desses recursos, recomenda-se o agendamento prévio: www.congressonacional.leg.br/visite/agendamento.

Para mais informações, visite a página da visitação institucional.


Sanitários Acessíveis

São disponibilizados sanitários públicos acessíveis, nos principais edifícios que compõem o complexo do Senado Federal. A localização deles pode ser obtida em qualquer portaria ou no Guia de Localização do Senado Federal.


Para mais informações, consulte o Guia do Visitante do Senado Federal.