Central de Atendimento Remoto em Libras
No dia 24 de abril de 2025, em comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Senado lança a Central de Atendimento Remoto em Libras.
A criação da Central de Atendimento Remoto em Libras representa mais um passo importante para garantir acessibilidade na comunicação entre visitantes, servidores e colaboradores da Casa.
O serviço funcionará por meio de um aplicativo que realiza tradução simultânea entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a língua portuguesa, promovendo um atendimento mais inclusivo, ágil e eficiente.
Como funciona a Central de Atendimento Remoto em Libras:
🔹 Atendimento em Libras:
A central conecta pessoas surdas a intérpretes de Libras, que realizam a tradução simultânea entre o atendente e o usuário, facilitando a comunicação de forma clara e acessível.
🔹 Videochamada em tempo real:
O atendimento acontece por videochamada, possibilitando que o intérprete acompanhe e traduza a conversa em tempo real.
🔹 Acessibilidade garantida:
A ferramenta assegura que pessoas surdas possam interagir com igualdade de condições nas dependências do Senado Federal, fortalecendo o compromisso com a inclusão e os direitos de todos os cidadãos.
Onde posso encontrar a Central de Atendimento Remoto em Libras?
O serviço de atendimento remoto em Libras está disponível em todos o Senado, incluindo biblioteca, portarias e recepções de gabinetes.
Para utilizá-lo, é possível solicitar um cartão de acesso, que contém um QR Code direcionando à central de atendimento remoto em Libras.