Acesso ao Senado

Portarias e horário: de segunda à sexta-feira, das 08:30 às 18:30 horas, o Senado Federal está aberto para que os cidadãos acompanhem as Comissões e visitem os Gabinetes dos Senadores.
O acesso de visitantes aos Gabinetes pode ser feito pelas portarias do Anexo I e Anexo II. O acesso às Comissões, entretanto, deve-se dar exclusivamente pela Portaria do Anexo II.
Para quem vem da Câmara dos Deputados, também é possível acessar as áreas internas da Casa pelas portarias do Salão Azul e da Ala Dinarte Mariz.
Por razões de segurança, o acesso ao Senado Federal pode ser restrito.

 

Procedimento: ao chegar no Senado Federal, o visitante deverá se identificar, apresentando documento original com foto, e informar o destino por ele pretendido. Será feito contato com o gabinete de destino para verificação da disponibilidade em receber o visitante. Uma vez autorizado, o visitante deverá passar pelo Pórtico Detector de Metais e colocar seus pertences na bandeja do aparelho de Raio-X. Recomenda-se que o visitante, assim como faz em agências bancárias ou no aeroporto, esvazie todos seus bolsos, tire casacos, relógios, bonés e chapéus.
Em caso de fundada suspeita, poderá ocorrer revista pessoal e dos pertences do visitante.
Guarda-volumes: o Senado não dispõe de guarda-volumes, de forma que os objetos trazidos pelo visitante que forem proibidos de entrar na Casa, como banners, cartazes e faixas, deverão ser descartados.
Armas brancas e de fogo: é proibido o porte de arma de qualquer espécie nas dependências do Senado Federal. Dessa forma, os integrantes de forças policiais e os cidadãos detentores de porte que estiverem portando armamento deverão acautelá-lo na Coordenação de Polícia de Investigação, localizada no subsolo do Anexo II.
Máquinas fotográficas e filmadoras: visitantes não podem fazer produções jornalísticas e documentais, senão com a devida autorização prévia emitida pela Primeira Secretaria (no caso de produções não-jornalísticas) ou pela Secretaria de Comunicação (para produções jornalísticas). Tais objetos de mídia, portanto, têm o acesso proibido no Senado Federal.

 

Visitação: visitantes interessados em conhecer o Senado Federal devem fazê-lo por intermédio do Programa Visite o Congresso. O tour acontece às segundas, quintas e sextas-feiras, e também aos finais-de-semana e feriados. Para agendamentos e maiores informações, acesse aqui.
Por razões de segurança, a visitação pode ser suspensa ou mesmo cancelada, ainda que previamente agendada.

 

Comissões: o acesso às Comissões está limitado ao número de cadeiras disponíveis em cada sala.

 

Escaninho: caso o visitante deseje distribuir cartas e/ou convites para os gabinetes, ele deverá fazê-lo utilizando-se do serviço de Escaninho, localizado no Bloco 18 do Senado Federal (Unidade de Apoio).

 

Biblioteca: a Biblioteca do Senado Federal está aberta para os visitantes de segunda à sexta, das 09:00 às 18:30 horas. Para maiores informações, acesse o site.
Por razões de segurança, as regras de acesso à Biblioteca poderão sofrer alterações.

 

Bancos: por questões de segurança, o acesso às agências bancárias localizadas no Complexo Arquitetônico do Senado só é permitido para correntistas que comprovarem vínculo com as agências aqui situadas (Banco do Brasil 5977-3, 4884-4 e 3596-3; Caixa Econômica Federal, 1386).

 

Vestimenta: ressalvados os trajes das crianças de até doze anos, é vedado ao visitante o uso de bermuda, short, camiseta regata e chinelos.