Seminário “Bicentenário da Independência: Legado e Desafios”

05 de setembro de 2022, Rio de Janeiro (RJ)
31/08/2022 15h55

Dando continuidade aos eventos em comemoração ao Bicentenário da Independência, convidamos à todos para participarem conosco do seminário a ser realizado no Rio de Janeiro com o tema: “Bicentenário da Independência: Legado e Desafios”. O evento terá seu início no dia 05 de setembro, às 18 horas, no Clube de Engenharia, localizado na Avenida Rio Branco, 124, auditório, 20º andar, na cidade do Rio de Janeiro.

O seminário faz parte da programação das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e será promovido pela Comissão Especial Curadora, “O Senado Federal e os 200 anos da Independência do Brasil”, em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos – IBEP tendo por objetivo, debater o percurso narrativo sobre o longo e complexo processo histórico que conduziu à Independência do Brasil, com suas diferenças regionais, diversidades e conflitos.

Estarão presentes para a abertura do Seminário o Senador Randolfe Rodrigues, Presidente da Comissão do Bicentenário do Senado Federal bem como, o Presidente do IBEP, senhor Francis Boghossian e o presidente do Clube de Engenharia, senhor Márcio Girão, debatendo o tema: “A Independência na Narrativa do Poder”. Como expositores foram convidados o Senador Jean Paul Prates - RN/PT e o senhor Manuel Domingos da UFPI, para debater estarão presentes o senhor Ailton Krenak da Aliança dos Povos da Floresta e a historiadora Isabel Lustosa, como mediador estará presente o senhor Lincoln Penna – Vice-Presidente do IBEP.

O evento terá cobertura online através da página do youtube da TV Senado (acompanhe aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bLwzF2y-6Y0) e também pela página do Clube de Engenharia (https://www.youtube.com/watch?v=vgLv4NXqumQ).

Dando prosseguimento ao Seminário, no dia 07 de novembro, às 18 horas será debatido o tema: “As dependências do Brasil: resistências e horizontes”. Participará como expositor o escritor Roberto Amaral, tendo como debatedores a historiadora Heloísa Starling da UFMG e o escritor e jornalista Eduardo Bueno, para mediação estará presente o senhor Luis Antônio Elias do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI.

E no dia 12 de novembro, às 18 horas, finalizando o seminário, será debatido o tema: “As perspectivas da Independência do Brasil República” tendo como expositor o senhor Marcio Pochmann, Presidente do Instituto Lula, como debatedoras a senhora Claudia Wassermann da UFRGS e a Deputada Federal Joênia Wapichana – RR com a mediação do senhor Marcelo Barbosa da UERJ.