Plataforma Arquivo Senado

09 de junho de 2022, evento virtual
02/06/2022 22h45

O “Arquivo Senado” é uma plataforma que possui a finalidade de dar maior visibilidade e disseminação das informações, de maneira fácil e rápida, dos documentos históricos guardados no Arquivo.

O lançamento da Plataforma Arquivo Senado ocorrerá na próxima semana, dia 09 de junho de 2022. Faz parte de uma estratégia da instituição para o fortalecer o exercício da cidadania, por fornecer recursos informacionais a todos os que se interessem por esta documentação legislativa brasileira, parte importante da história política e social da Nação.

Num primeiro momento será disponibilizado na plataforma aproximadamente 200 documentos legislativos, já digitalizados, do período Imperial brasileiro, pós independência de 1822.

O acervo do Império do Senado é constituído por dois fundos arquivísticos parcialmente descritos e disponíveis. Os documentos, referente ao período de 1826 a 1889, são custodiados pelo Serviço de Arquivo Histórico - SEAHIS, da Coordenação de Arquivo – COARQ.

Esta documentação única, rico como fonte primária de informação, importante para os estudos da história do Brasil é formado por projetos de leis, proposições legislativas, sinopses, avulsos, atas, ofícios, pareces, emendas, requerimentos, petições, representações, autógrafos, as Fallas do Throno, Termos de Compromissos dos Regentes, Relatórios da Presidência, livros do Primeiro-Secretário, de Registros, de Protocolos, de Atas, Diários e Anais, entre outros documentos.

A perspectiva é que a Coordenação de Arquivo divulgue, periodicamente, pelo Arquivo Senado, novos documentos, com suas respectivas descrições e representantes digitais.