Lançamento do site da Comissão do Bicentenário da Independência e da página “Itinerários da Independência”

3 de junho de 2022, Petrópolis (RJ)
25/05/2022 09h45

Com vistas a celebrar neste ano o aniversário de 200 anos da data nacional do Brasil, o Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco, e o Senador Randolfe Rodrigues, Presidente da Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência, participarão de evento do Senado Federal em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, a fim de lançar oficialmente o website da Comissão Especial Curadora “o Senado e os 200 anos da independência do Brasil”. O evento será realizado no auditório do Conjunto Dom José Fernandes Veloso da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, no dia 3 de junho de 2022, às 11h.

O website é resultado dos esforços da Comissão Especial do Senado para o Bicentenário em parceria com o Projeto Republica (UFMG), que fará constar no site diversos conteúdo multimídia onde serão indicadas as narrativas históricas sobre o longo e complexo processo que conduziu à Independência do Brasil.

O site abrigará o projeto “Itinerários da Independência” com diversos materiais, como animações em vídeo, fotos e documentos históricos, criando narrativas visuais atraentes, com linguagem acessível, vídeo aulas com produções inéditas com especialistas em temas relacionados à Independência do Brasil, além de conter podcasts que proporão a reflexão acerca do conhecimento histórico.

O objetivo dessa proposta é estabelecer diálogos com públicos heterogêneos considerando tanto as escolas e as universidades quanto o cidadão interessado no processo da Independência e constituição do Estado brasileiro. Não deixe de visitar e explorar o nosso conteúdo.