Encontro com os Jovens Senadores

29 de junho de 2022 às 11h, Brasília (DF)
28/06/2022 15h20

Neste ano de comemorações em torno da Independência do Brasil, o concurso de redação do programa Jovem Senador teve como tema “200 anos da Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações — um de cada estado e do Distrito Federal — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

A vinda dos estudantes a Brasília — chamada de Semana de Vivência Legislativa — tradicionalmente é feita em novembro, mas neste ano o calendário foi modificado. Os autores dos textos vencedores viajam para Brasília no período de 27 de junho a 1º de julho, quando passarão pelo processo de discussão e elaboração das sugestões legislativas.

O trabalho dos jovens simula a atuação dos senadores, numa legislatura com quatro dias de duração. Começa com a posse e eleição da Mesa e termina com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos (CDH). Desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições ao colegiado. Destas, 40 foram aceitas e passaram a tramitar como projetos de lei e duas seguiram como propostas de emenda à Constituição (PECs).

Na programação da Semana de Vivência Legislativa está um encontro dos Jovens Senadores com o presidente da Comissão Especial do Senado em torno das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, senador Randolfe Rodrigues e com o integrante da referida comissão Eduardo Bueno. Será um encontro no dia 29 de junho de 2022 às 11 horas no Senado Federal para que o Senador Randolfe e Eduardo Bueno converse com os jovens senadores e seus professores sobre a principal efeméride de 2022 e também apresente o trabalho e as atividades da Comissão ao longo desde ano.