Complexo da Maré recebe a exposição "Itinerários da Independência"

10 a 12 de agosto de 2022, Maré (RJ)
08/08/2022 11h15

Desenvolvido pelo Projeto República (UFMG) para as atividades da Comissão Especial Curadora do Senado e os 200 anos da Independência do Brasil, a exposição Itinerários da Independência usa diferentes recursos expográficos, audiovisuais e bibliográficos para contar a história dos vários projetos e conflitos políticos que existiram em torno da Independência do Brasil.

A exposição foi inaugurada em junho, em Brasília, e entre os dias 22 e 25 de julho, esteve em Prados (MG), onde contou com a presença da ministra Carmem Lúcia e da cantora Zélia Ducan.

Vista do Rio de Janeiro, a Independência concebeu a ideia de Império. Um meio eficaz de manter a unidade territorial da antiga colônia, concentrar poder e preservar a escravidão – criou a matriz de configuração do Estado brasileiro. Mas não foi o nosso único projeto de Independência.

Para contar essa e outras histórias do processo de independência do Brasil, entre os dias 10 e 12 de agosto de 2022 a exposição Itinerários da Independência estará no Complexo da Maré (Pátio do CIEP Elis Regina), no Rio de Janeiro. O endereço  escolhido nessa edição privilegiará a visitação de estudantes da rede pública e ficará aberto a visitação do público das 9 horas às 17 horas, a entrada é gratuita.

No Rio de Janeiro, a ênfase da exposição será contar a história das mulheres que participaram da independência do Brasil. Esse também será o tema de seminário que acontecerá no Museu de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro, no mesmo período, e que também contará com a participação do senador Randolfe Rodrigues, que coordena a comissão especial curadora do Senado Federal.

Maré