Caminhão-Museu circula com a exposição "Itinerários da Independência"

21/07/2022 22h10

Realizou-se em Brasília no dia 23/06/2022 mais um ato pelas comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, ato esse organizado pela Comissão Especial Curadora do Senado Federal para o Bicentenário da Independência que é presidida pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) representada pela historiadora e professora Heloisa Starling que também compõe a comissão.

Durante o ato foi inaugurada a exposição Itinerários da Independência que aborda, conteúdos históricos sobre o processo que conduziu à Independência do Brasil destacando desde as diferenças regionais, a diversidade de projetos, as negociações, bem como os conflitos políticos e militares ocorridos nesse período. Importante ressaltar que na exposição são trazidas personagens históricas, como a participação das mulheres que segundo o senador Randolfe Rodrigues, foram “apagadas” devido a uma tradição de história patriarcal pautada pela misoginia.

O caminhão-museu conta com recursos interativos com sala de cinema, sala de realidade virtual, biblioteca equipada com livros e histórias em quadrinho sobre a Independência. Além disso, possui oito computadores, onde o visitante pode escutar podcasts e acessar o site Itinerários Virtuais da Independência, e painéis com reproduções de obras de artistas, brasileiros e estrangeiros, inclusive contemporâneos.  Todas as informações prestadas proporcionarão a quem visitar comemorar e compreender de forma clara a história da Independência do Brasil trazendo a todos conhecimentos que permitam reflexões da real e fundamental contribuição das mulheres para o processo de Independência.

A exposição itinerante passará pelas cidades de Prados (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Recife (PE), as respectivas cidades foram escolhidas por sua importância no processo da independência.

A partir de sexta-feira 22 de julho, o caminhão-museu com a exposição Itinerários da Independência estará no Parque de Exposições Prefeito Gastão de Azevedo Cardoso, em Prados (MG), a entrada é gratuita e ficará aberta para visitação até domingo (24), das 10h às 19h. Durante a exposição será realizado um evento em homenagem a Hipólita Jacinta Teixeira de Mello, única mulher a fazer parte da Conjuração Mineira que tem sua história contada na exposição. O evento está marcado para as 17h da sexta-feira (22) onde estarão presentes a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia, da cantora Zélia Duncan, da historiadora Heloisa Starling e da roteirista e produtora Antonia Pellegrino.

Depois de Prados (MG), o caminhão-museu percorrerá cidades como Rio de Janeiro (10 a 12 de agosto), São Paulo (setembro), Salvador (novembro) e Recife (novembro).

 

Referências:

Caminhão-museu apresenta exposição sobre bicentenário da Independência. Agência Senado, Brasília, 23 de junho de 2022. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/06/23/caminhao-museu-apresenta-exposicao-sobre-bicentenario-da-independencia>

 

Caminhão-Museu do Bicentenário da Independência vai a Prados (MG). Agência Senado, Brasília, 20 de julho de 2022. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/07/20/caminhao-museu-do-bicentenario-da-independencia-vai-a-prados-mg>