A exposição Itinerários da Independência chega a Prados - MG

22 a 24 de julho de 2022, Prados (MG)
21/07/2022 22h25

A ministra Carmen Lúcia, a cantora Zélia Duncan, a historiadora Heloisa Starling e a roteirista e produtora Antonia Pellegrino se unem para colocar uma mulher na história do Brasil.

A partir desta sexta-feira, 22 de julho, em Prados, um Caminhão Museu ficará estacionado no Parque de Exposições Prefeito Gastão de Azevedo Cardoso, com a exposição Itinerários da Independência. A exposição terá entrada gratuita e ficará aberta ao público até o domingo (24). Das 10h às 19h no dia 22; das 10h às 19h no dia 23; e das 10h às 14h no dia 24.

Às 17h da sexta-feira (22), haverá um evento em homenagem a Hipólita Jacinta Teixeira de Mello – uma das personagens da Independência na exposição – com a participação da ministra Carmen Lúcia, da cantora Zélia Duncan, da historiadora Heloisa Starling e da roteirista e produtora Antonia Pellegrino.

Hipólita Jacinta Teixeira de Mello foi a única mulher a fazer parte da Conjuração Mineira – em um tempo em que nada era mais proibido às mulheres do que se meter em política. Hipólita teve atuação relevante após a prisão de Tiradentes e, com o fim da Conjuração, perdeu todos seus bens.

No evento “Hipólita Jacinta, a mulher que estava lá”, será apresentado um trecho do podcast "Mulheres na Independência", criado por Antonia Pellegrino para a Globoplay, cujo primeiro episódio é sobre Hipólita Jacinta. Ela e a historiadora conversam sobre a importância da Conjuração Mineira para o ciclo de lutas pela independência do Brasil. Em seguida, a ministra Carmem Lúcia fará uma apresentação sobre Hipólita Jacinta Teixeira de Mello. Por fim, a cantora Zélia Duncan lerá trechos do "Romanceiro da Inconfidência", de Cecília Meireles.

Além das atrações descritas o público poderá conhecer os seguintes ambientes do Caminhão-museu: Biblioteca, Sala de Cinema, Sala de realidade virtual, Painéis instagramáveis e Vira-vira.

 

Prado