Episódio 22 - A Constituinte e o Senado
Depois de 21 anos de ditadura, o colégio eleitoral se reuniu em janeiro de 1985 para decidir entre dois candidatos civis: Tancredo Neves, do PMDB, que tinha como vice José Sarney, e Paulo Maluf, do PDS. Eleito com 480 votos, Tancredo tomaria posse em 15 de março. Mas um problema de saúde às vésperas da data e sua posterior morte fizeram com que Sarney passasse a comandar o país. Em seu mandato, Sarney acabou com a censura, ampliou o pluripartidarismo, permitindo a volta do funcionamento dos partidos comunistas, reatou relações com Cuba e ajudou a fortalecer o sindicalismo.
Transcrição
LOC
DEPOIS DE 21 ANOS DE DITADURA, O COLÉGIO ELEITORAL RESPONSÁVEL PELA ESCOLHA DO NOVO PRESIDENTE DO BRASIL, SE REUNIU EM JANEIRO DE 1985 PARA DECIDIR ENTRE DOIS CANDIDATOS CIVIS.
ELEITO COM 480 VOTOS, CONTRA 180 DE SEU ADVERSÁRIO, TANCREDO NEVES TOMARIA POSSE NO DIA 15 DE MARÇO. MAS UM PROBLEMA DE SAÚDE ÀS VÉSPERAS DA DATA E SUA POSTERIOR MORTE FIZERAM COM QUE JOSÉ SARNEY PASSASSE A COMANDAR O PAÍS.
É SOBRE ESSE ASSUNTO QUE A GENTE VAI FALAR NO VIGÉSIMO SEGUNDO EPISÓDIO DO PODCAST SENADO 200 ANOS: A HIISTÓRIA PASSA POR AQUI. UMA PRODUÇÃO DA RÁDIO SENADO.
Depois de eleito, Tancredo Neves cumpriu uma agenda que incluiu viagens ao exterior e o planejamento de sua gestão, com a formação do ministério. Ás vésperas da posse, um problema de saúde fez com que ele fosse internado em Brasília. Por causa disso, temia-se um retrocesso no processo de democratização do país, com uma possível recusa de Figueiredo em transmitir o cargo para Sarney. Em depoimento a uma equipe de servidores do Senado feito em 2008 e revelado somente neste ano, num documentário da TV Senado, o ex-senador Marco Maciel, falecido em 2021, contou detalhes do que aconteceu naqueles dias de março de 1985.
Sonora: Marco Maciel
Eu estava reunido com a bancada do PMDB de Santa Catarina, quando Marly, a mulher de Sarney, ligou para mim: Marco, olha, José, ela chama de José, não chama de Sarney, José tá querendo falar urgente com você. Fomos para o hospital. No hospital, aquelas discussões todas que se prolongaram. Sarney insistindo muito que fosse para São Paulo, enquanto se discutia, fosse de avião para São Paulo e Tancredo querendo deixar a operação para depois da posse.
Apesar dos temores, o vice-presidente foi empossado, na esperança de que o titular do cargo se recuperasse e assumisse definitivamente a presidência da República. Mas a morte de Tancredo, em 21 de abril de 1985, fez com que Sarney se tornasse definitivamente o primeiro presidente civil, depois de 21 anos de ditadura militar.
Sonora: Sarney toma posse
Naquele mesmo dia, ele se dirigiu aos brasileiros, por meio de mensagem transmitida pelo rádio e pela tevê, pedindo o apoio de todos para cumprir sua missão e prometendo combater a corrupção e a desigualdade regional.
TEC
SOBE E CAI BG
Anos depois, quando era senador pelo Amapá, Sarney falou da responsabilidade de assumir a presidência naquelas circunstâncias.
Sonora: José Sarney
A minha grande responsabilidade era assegurar que a democracia não sofresse no Brasil nenhuma, nenhuma solução de continuidade, que nós pudéssemos consolidar o regime democrático que chegava e presidir a abertura e instalar no país uma sociedade democrática. Agora, o que foi importante para mim é que naquele período nós não estávamos no Brasil, apenas instituições democráticas. Nós conseguimos instalar uma sociedade democrática, que passou a ser a sociedade brasileira.
Em seu mandato, Sarney acabou com a censura, ampliou o pluripartidarismo, permitindo a volta do funcionamento dos partidos comunistas, reatou relações com Cuba, cortadas desde 1964, e ajudou a fortalecer o sindicalismo. Mas ele também tinha outros desafios pela frente, além da consolidação da democracia brasileira. A economia não estava bem. O combate à inflação foi uma das prioridades daquele governo. Mesmo com quatro planos econômicos, com destaque para o Plano Cruzado, de 1986, quando congelou os preços, Sarney não conseguiu vencer a inflação, que no primeiro ano de seu governo foi de 225 por cento. Num primeiro momento, o Plano Cruzado alcançou seu objetivo. A inflação foi contida e o poder de compra da classe trabalhadora aumentou. O problema é que, por causa do congelamento de preços, os produtos começaram a rarear nas prateleiras dos mercados. Outro fenômeno registrado foi a cobrança de ágio, ou seja, de um valor extra, pelas empresas. Mas antes de o plano naufragar, houve eleições gerais em novembro de 1986 e o PMDB foi o partido vencedor. Das 48 cadeiras no Senado, o partido ficou com 37. Em 23 estados, venceu a disputa para governador em 22. Os três planos econômicos seguintes, sempre com foco no combate à inflação, também não surtiram efeito e fizeram com que Sarney, visto inicialmente com grande expectativa pela população, terminasse o seu mandato com a popularidade muito baixa.
LOC
OS PARLAMENTARES ELEITOS EM NOVEMBRO DE 1986 TOMARAM POSSE NO ANO SEGUINTE E FIZERAM PARTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE, RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DA NOVA CONSTITUIÇÃO DO PAÍS.
E É SOBRE ESSE ASSUNTO QUE A GENTE VAI FALAR NO PRÓXIMO EPISÓDIO DO PODCAST SOBRE OS DUZENTOS ANOS DO SENADO.
TODOS OS EPISÓDIOS DESSA SÉRIE ESTÃO DISPONÍVEIS NAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS DE ÁUDIO. ACESSE E OUÇA QUANDO QUISER.
Saiba mais
- Episódio 21 - O Senado e a Redemocratização
- Episódio 20 - Do aumento da repressão à abertura política
- Episódio 19 - A Constituição de 1967 e o AI-5
- Episódio 18 - O Congresso Nacional e a Ditadura Militar
- Episódio 17 - O governo Jango e o golpe civil-militar de 1964
- Episódio 16 - A renúncia de Jânio Quadros e a posse de João Goulart
- Episódio 15 - A crise política após o suicídio de Vargas e o governo JK
- Episódio 14 - O Senado e a volta de Vargas ao poder
- Episódio 13 - A redemocratização do país e a Constituição de 1946
- Episódio 12 - O Estado Novo
- Episódio 11 - O Senado e a Constituição de 1934
- Episódio 10 - O Senado e a Revolução de 30
- Episódio 9 - O Senado na Primeira República
- Episódio 8 - O início do Período Republicano
- Episódio 7 - O Segundo Reinado e a Abolição da Escravatura
- Episódio 6 - O Segundo Reinado e a Guerra do Paraguai
- Episódio 5 - O fim do Primeiro Reinado e o período regencial
- Episódio 4 - A sessão inaugural do Senado e as primeiras reuniões
- Episódio 3 - A criação do Senado no Brasil
- Episódio 2 - O Senado no Mundo
- Episódio 1 - Tudo começa em Roma