Glossário de economia

Desemprego/Taxa de desemprego

É o percentual de pessoas da força de trabalho que procuram emprego e não encontram. A força de trabalho é composta pelas pessoas em idade de trabalhar (maiores de 14 anos) que estão empregadas ou procurando emprego. A força de trabalho, por isso, exclui estudantes, aposentados e donas de casa, entre outros.

Desenvolvimento sustentado

É um processo de desenvolvimento deflagrado a partir de bases econômicas reais, capaz de manter-se por longo tempo e de autoalimentar-se, gerando aumento de renda, de produção e de produtividade, com reflexos positivos sobre os níveis de emprego e de salários.

Desenvolvimento sustentável

Conceito relacionado a ecologia e administração. Refere-se ao desenvolvimento de uma empresa, ramo industrial, região ou país que, em seu processo, não esgota os recursos naturais que consome nem danifica o meio ambiente de forma a comprometer o desenvolvimento dessa atividade no futuro. 

Dívida externa

Somatório das obrigações dos setores público e privado de um país detidos por residentes de outro país, independentemente da forma do instrumento da dívida ou da moeda em que seja denominada, ou mesmo da jurisdição de emissão ou pagamento. Assim, títulos públicos emitidos pela União, denominados em reais, são considerados dívida externa, enquanto títulos privados eventualmente denominados em dólares emitidos e detidos por instituições brasileiras não fazem parte da dívida externa.

Dívida interna

Total dos débitos assumidos pelo governo junto às pessoas físicas e jurídicas residentes no próprio país. Sempre que as despesas do governo superam a receita, há necessidade de dinheiro para cobrir o déficit.

Dotação orçamentária

Também chamada de rubrica. É uma verba prevista como despesa em orçamentos públicos e destinada a fins específicos. Sua existência é obrigatória para que haja pagamento de qualquer despesa pública.

Dow Jones

Média Industrial Dow Jones. Média ponderada das 30 ações de primeira linha mais negociadas, principalmente do setor industrial, incluindo ainda a American Express Company e a American Telephone and Telegraph Company. O índice Dow Jones é o mais tradicional e o mais cotado entre todos os indicadores de mercado. Os componentes, que mudam periodicamente, representam entre 15% e 20% do valor de mercado das ações negociadas na Nyse, a Bolsa de Valores de Nova York.

(Veja Bolsa de Valores e Nyse)

Dumping

Venda de produtos a preços mais baixos que os custos, com a finalidade de eliminar a concorrência e conquistar fatias maiores de mercado, especialmente em exportações.

Elisão fiscal

Planejamento que visa reduzir a carga tributária a ser paga por uma empresa, valendo-se de meios legais ou de manobras contábeis, mas sem cometer ilícito.

(Veja Elusão fiscal, Evasão fiscal e Fraude)

Elusão fiscal

Método que empresas encontram, amparadas nos desvãos da legislação, para não pagar impostos ou pagar menos do que deveriam. A legislação permite brechas ou interpretações que são aproveitadas especialmente por grandes empresas ou conglomerados.

(Veja Elisão fiscal, Evasão fiscal e Fraude)

Evasão fiscal

É quando o contribuinte deixa de recolher os impostos ou a máquina arrecadadora, por algum motivo, não consegue arrecadá-los. A evasão pode ser criminosa (sonegação) ou aparentemente legal, valendo-se o contribuinte, para não pagar impostos, de brechas existentes nas leis tributárias.

(Veja Elisão fiscal e Fraude)

Factoring

Operação de financiamento a pequenas e médias empresas, em que a garantia são recebíveis futuros.

FMI

Fundo Monetário Internacional. Organização financeira criada em 1944 na Conferência de Bretton Woods, em New Hampshire, Estados Unidos. É uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Washington, que tem a finalidade de promover a cooperação monetária no mundo capitalista, coordenar as paridades monetárias e levantar fundos entre os diversos países-membros para auxiliar os que estão em dificuldades econômicas com pagamentos internacionais ou em desequilíbrios graves de balanço de pagamentos.

FOB/Preço FOB

Em inglês: Free on board. Refere-se ao preço do produto ao desembarcar no porto, livre de qualquer despesa, como fretes ou seguros.

Fraude

Ato ilícito que consiste na falsificação de documentos, na prestação de informações falsas ou na inserção de elementos inexatos nos livros fiscais, com o objetivo de não pagar tributos ou de pagar importância inferior à devida.

Fundação

Entidade jurídica sem finalidade lucrativa, destinada à prestação de serviços à coletividade. É criada por meio da constituição de um patrimônio por doação ou testamento, que é próprio e independente de indivíduos.

G7

É o nome dado à reunião periódica dos sete países democráticos, entre os mais desenvolvidos economicamente. O grupo é formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. O G7 foi brevemente substituído pelo G8, com a entrada da Rússia. Esse arranjo se desfez a partir da invasão e anexação da Crimeia pela Rússia, em 2014, quando o G7 voltou à composição original. O G7 se reuniu pela primeira vez em 1975, por iniciativa do então primeiro-ministro alemão Helmut Schmidt e do presidente francês à época, Valéry Giscard d’Estaing

G8

Ver G7.

Ganho de capital

É o lucro obtido na venda de qualquer ativo, físico ou financeiro, quando o preço de venda supera o preço de aquisição.

GATT

Acordo Geral de Tarifas e Comércio (em inglês, General Agreement on Tariffs and Trade). Foi um Tratado multilateral de comércio internacional firmado em Genebra, Suíça, em 1947, tendo por princípio básico o livre-comércio. O órgão foi transformado na Organização Mundial do Comércio (OMC).

(Veja OMC) 

Gini

O coeficiente de Gini mede o grau de concentração de renda de uma região, unidade administrativa ou país. Quanto mais próximo de 1, mais concentrada é a renda medida; quanto mais próximo de 0, mais bem distribuída é essa renda. O coeficiente foi formulado pelo cientista social e estatístico italiano Corrado Gini (1884-1965). 

Hedge

Estratégia usada para compensar investimentos de risco. Um hedge perfeito é aquele que elimina a possibilidade de ganhos ou perdas futuras. Exemplo: um acionista preocupado com a queda de preços das ações pode fazer um hedge de seus títulos por meio da compra de uma opção de venda de ações, ou da venda de uma opção de compra.

Hiato do produto

Indicador que busca mensurar as variações cíclicas na economia e corresponde à diferença entre o PIB efetivo e o PIB potencial. O PIB potencial é uma variável abstrata, não observável, uma estimativa de qual seria o PIB na hipótese de todos os fatores de produção disponíveis serem usados da forma mais eficiente.

(Veja PIB)

Holding

Designação de empresa que mantém o controle sobre outras empresas mediante a posse majoritária de ações dessas. Em geral, a holding não produz nenhuma mercadoria ou serviço específico, destinando-se apenas a centralizar e realizar o trabalho de controle sobre um conjunto de empresas geralmente denominadas subsidiárias. Nesse caso, ela é chamada de holding pura. Por sua vez, a empresa que, além de controlar subsidiárias, produz bens e oferece serviços é chamada de holding operadora.

Índice de inflação

Variação do nível geral de preços da economia, que inclui bens e serviços. Os indicadores que capturam essas variações são denominados índices de inflação. Esses índices são calculados por meio de médias, uma vez que a variação dos preços em um processo inflacionário não é homogênea entre os inúmeros bens e serviços considerados.

Inflação de demanda

Aumento do nível geral de preços provocado por pressões de demanda. O aumento na demanda pode ocorrer em razão de aumentos dos salários ou das transferências governamentais de renda. A inflação ocorre quando o aumento da renda se dá acima da produtividade do fator trabalho ou quando a taxa real de juros fixada pelo Banco Central se encontra abaixo da taxa neutra, por exemplo.

Inflação de oferta

Inflação de oferta ou de custos reflete as variações nos preços causadas por aumento de custos dos ofertantes de bens e serviços da economia. Pode ser ocasionada por eventos inesperados, por exemplo: climáticos, que afetam a oferta de produtos naturais; ou algum fator que interrompa cadeias produtivas, o que ocorreu durante a Pandemia de Covid-19.

Leasing

Arrendamento mercantil. Operação financeira entre uma empresa proprietária de determinados bens (veículos, máquinas, unidades fabris etc.) e uma pessoa jurídica que usufrui esses bens pagando prestações. Os contratos são sempre com tempo determinado, ao fim do qual a empresa arrendatária tem opção de compra do bem.

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

Estabelece diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Tem que ser enviada pelo Executivo ao Congresso até o dia 15 de abril e aprovada pelo Legislativo até o dia 17 de julho. Se não for aprovada nesse período, o Congresso não pode entrar em recesso em julho.

(Veja Lei Orçamentária Anual, Orçamento e Plano Plurianual)

Lei Kandir

Lei que isenta do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) as exportações de produtos primários e semielaborados ou serviços. A lei provocou polêmica porque governadores apontaram perda de arrecadação devido à isenção do imposto nesses produtos. De autoria do ex-ministro Antonio Kandir, a proposta transformou-se na Lei Complementar 87, de 13 de setembro de 1996, que dispõe sobre o imposto dos estados e do Distrito Federal, sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.