Glossário de economia

OMC

Organização Mundial do Comércio. Organismo que substituiu o Acordo Geral sobre Comércio e Tarifas (em inglês, General Agreement on Trade and Tariffs - GATT), que esgotou suas atividades de acordo provisório na reunião de Marrakech, Marrocos. Em 1995, 97 países assinaram um acordo para a criação da OMC, cuja finalidade é dirimir conflitos comerciais entre países. A OMC começou a funcionar em 10 de maio de 1998 e cobre hoje 90% do comércio mundial.

Opep

Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Entidade criada em 1960, no Iraque, com o objetivo de estabelecer uma política comum em relação à produção e à venda de petróleo. Fazem parte da organização: Arábia Saudita, Irã, Kuwait, Venezuela, Iraque, Argélia, Equador, Gabão, Indonésia, Líbia, Nigéria, Catar e Emirados Árabes Unidos.

Orçamento

O orçamento público é a lei anual de planejamento estatal que prevê as receitas e as despesas que serão pagas com o uso desses recursos. As despesas são minuciosamente previstas em dotações orçamentárias específicas.