Glossário de economia

B3

Empresa controladora das maiores plataformas de negociação de valores mobiliários do Brasil, resultante da fusão das anteriores Bovespa (Bolsa de Valores do Estado de São Paulo) e BM&F (Bolsa Mercantil e de Futuros). Atua, principalmente, como bolsa de valores no mercado à vista (compra e venda de ações e outros ativos financeiros) e nos mercados de derivativos (opções, swaps e futuros).

Balança comercial

Registra os valores das importações e das exportações de mercadorias. Se o valor das exportações superar o das importações, diz-se que a balança comercial apresenta um superávit. Se ocorrer o contrário, há um déficit (veja Balanço de pagamentos e Transações correntes). No Brasil, as contas externas são apresentadas em valores de dólares norte-americanos. Os detalhes podem ser vistos nos portais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Ministério da Fazenda e do Banco Central.

Balança de serviços

Registra as receitas e despesas de diversos tipos de transação (serviços), destacando-se transportes, seguros, viagens internacionais, royalties, assistência técnica, lucros e juros.

(Veja Balanço de pagamentos)

Balanço de pagamentos

Registro de todas as transações econômico-financeiras realizadas por um país com os demais países. Engloba as contas de transações correntes e de movimento de capitais. A conta de transações correntes inclui as contas balança comercial, balança de serviços e transferências unilaterais (por exemplo, o recebimento de dólares que brasileiros que trabalham no exterior mandam para os seus parentes e o que estrangeiros que trabalham no Brasil mandam para seus parentes nos seus países). A conta de movimento de capitais constitui uma conta também chamada de conta de capital, que são investimentos, empréstimos e recursos externos usados, no caso de déficit, para fechar o balanço de pagamentos. 

Balanço de pagamentos 

  1. Transações correntes: 
         a. Balança comercial;
         b. Balança de serviços;
         c. Transferências unilaterais. 

       2. Movimento de capitais: investimentos, empréstimos etc. 

Banco Central do Brasil

Instituição financeira governamental autônoma que tem por objetivo fundamental manter a estabilidade de preços. Além desse objetivo, tem por atribuição zelar pela estabilidade e pela eficiência do sistema financeiro nacional, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego. No desempenho dessas competências, o Banco Central atua por meio do manejo de variáveis intervenientes, como o nível da taxa básica de juros, o volume de depósitos compulsórios das instituições financeiras e, eventualmente e de modo temporário, por meio de intervenções sobre a taxa de câmbio, especificamente para reduzir sua volatilidade. Adicionalmente, o Banco Central é o depositário das disponibilidades financeiras da União em reais – a chamada Conta Única – e de suas reservas internacionais.

Base monetária

É o agregado monetário básico. Inclui o papel-moeda emitido pelo governo em poder do público e o volume de reservas mantido pelos demais bancos no Banco Central.

(Veja Agregados monetários)

Benefício tributário

Qualquer mecanismo de redução de carga tributária efetiva do contribuinte (direto ou indireto) pessoa física ou jurídica para atingir principalmente dois objetivos de políticas públicas: reduzir a concentração da renda disponível (redução de alíquotas de cesta básica, por exemplo) ou direcionar a alocação de recursos produtivos em atividades ou áreas geográficas consideradas prioritárias (isenção do imposto de renda nos rendimentos de aplicações financeiras direcionadas a atividades específicas, como infraestrutura, agropecuária e habitação, entre outras, e competição fiscal por certas atividades produtivas, como redução do ICMS).

BID

Banco Interamericano de Desenvolvimento. Instituição internacional com sede em Washington, Estados Unidos, criada em 1959, para prestar ajuda financeira aos países da América Latina e do Caribe. Subscrita inicialmente por nações americanas, conta desde 1974 com 12 nações de fora do continente, entre elas a Grã-Bretanha. Seus principais acionistas são Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina e México.

Bird

Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, mais conhecido como Banco Mundial. Instituição financeira internacional ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). Criado em 1944, na Conferência de Bretton Woods, teve o objetivo inicial de financiar os projetos de recuperação econômica dos países atingidos pela 2ª Guerra Mundial. Fornece empréstimos diretos a longo prazo (de 15 a 25 anos) aos governos e empresas, com garantias oficiais, para projetos de desenvolvimento e assistência técnica. O Bird tem sede em Washington, Estados Unidos.

BIS

Banco para Compensações Internacionais (em inglês, Bank for International Settlements). Instituição mantida por 63 bancos centrais de países que representam mais de 90% do PIB mundial. Tem por atribuição ser agente financeiro dos bancos centrais e de organizações multilaterais, especialmente auxiliando na custódia e negociação de divisas internacionais dos países envolvidos. Abriga importantes órgãos internacionais, como o Conselho de Estabilidade Financeira (Financial Stability Board), que elabora padrões normativos internacionais da atividade bancária, especialmente para controle de risco de instituições e de risco sistêmico (do conjunto de instituições).

Blocos econômicos

Blocos econômicos são uniões políticas e econômicas entre dois ou mais países, celebradas por tratados, com o objetivo de reduzir ou eliminar barreiras à circulação de bens e serviços e de investimentos entre os membros. Geralmente são classificados em três tipos principais: 

  • Área de livre comércio; 
  • União aduaneira; e 
  • Mercado comum. 

Blue chips

Termo usado nas bolsas de valores para designar as ações de empresas de maior dimensão e que apresentam menor variabilidade de curto prazo nos preços, além de terem maior liquidez e maior participação no volume de negócios das bolsas de valores. Podem ser consideradas as ações de primeira linha, em contraposição às chamadas small caps. 

(Veja Bolsa de valores) 

BM&F

Ver B3.

BNDES

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Instituição financeira federal criada em 1952 para fomentar o desenvolvimento dos setores básicos da economia brasileira, nos planos público e privado. Por decreto-lei presidencial de 25 de maio de 1982, a instituição recebeu a responsabilidade de gerir o então recém-criado Fundo de Investimento Social (Finsocial) e teve a palavra “social” acrescentada a seu nome.

Bolsa de valores

Plataforma de negociação de um mercado organizado em que seus membros, atuando como agentes (corretores) ou em nome próprio (dealers ou negociadores independentes), negociam valores mobiliários (ações, debêntures e derivativos, entre outros). As bolsas têm regras rígidas de segurança e liquidez quanto ao cumprimento das obrigações das contrapartes nos negócios realizados e agem como garantidores dessas obrigações. Essa segurança explica a grande liquidez, velocidade e eficiência dessas plataformas.

Bond

Obrigação, título de dívida. Qualquer título de dívida pública ou privada subscrito e negociado com desconto, que rende juros e obriga a emitente a pagar, geralmente a intervalos especificados, um determinado montante ao detentor da obrigação, e a reembolsar o valor principal do empréstimo na data do vencimento.

Bovespa

Ver B3.