Glossário de economia

Factoring

Operação de financiamento a pequenas e médias empresas, em que a garantia são recebíveis futuros.

FMI

Fundo Monetário Internacional. Organização financeira criada em 1944 na Conferência de Bretton Woods, em New Hampshire, Estados Unidos. É uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Washington, que tem a finalidade de promover a cooperação monetária no mundo capitalista, coordenar as paridades monetárias e levantar fundos entre os diversos países-membros para auxiliar os que estão em dificuldades econômicas com pagamentos internacionais ou em desequilíbrios graves de balanço de pagamentos.

FOB/Preço FOB

Em inglês: Free on board. Refere-se ao preço do produto ao desembarcar no porto, livre de qualquer despesa, como fretes ou seguros.

Fraude

Ato ilícito que consiste na falsificação de documentos, na prestação de informações falsas ou na inserção de elementos inexatos nos livros fiscais, com o objetivo de não pagar tributos ou de pagar importância inferior à devida.

Fundação

Entidade jurídica sem finalidade lucrativa, destinada à prestação de serviços à coletividade. É criada por meio da constituição de um patrimônio por doação ou testamento, que é próprio e independente de indivíduos.