Glossário de economia

Hedge

Estratégia usada para compensar investimentos de risco. Um hedge perfeito é aquele que elimina a possibilidade de ganhos ou perdas futuras. Exemplo: um acionista preocupado com a queda de preços das ações pode fazer um hedge de seus títulos por meio da compra de uma opção de venda de ações, ou da venda de uma opção de compra.

Hiato do produto

Indicador que busca mensurar as variações cíclicas na economia e corresponde à diferença entre o PIB efetivo e o PIB potencial. O PIB potencial é uma variável abstrata, não observável, uma estimativa de qual seria o PIB na hipótese de todos os fatores de produção disponíveis serem usados da forma mais eficiente.

(Veja PIB)

Holding

Designação de empresa que mantém o controle sobre outras empresas mediante a posse majoritária de ações dessas. Em geral, a holding não produz nenhuma mercadoria ou serviço específico, destinando-se apenas a centralizar e realizar o trabalho de controle sobre um conjunto de empresas geralmente denominadas subsidiárias. Nesse caso, ela é chamada de holding pura. Por sua vez, a empresa que, além de controlar subsidiárias, produz bens e oferece serviços é chamada de holding operadora.